Com a proposta de segurança e qualidade de vida, Portugal se transformou em um dos lugares mais buscados pelos brasileiros que sonham mudar de país. Mas, antes de organizar as malas, é muito importante compreender o funcionamento das escolas portuguesas, ainda mais se existirem crianças e adolescentes na família.

No artigo de hoje, confira as principais diferenças do ensino.

Como funciona o sistema de Ensino em Portugal?

A primeira diferença é o início do ano letivo: normalmente, os países europeus iniciam as aulas em meados de setembro, enquanto no Brasil isso ocorre no começo do ano, entre janeiro e fevereiro. As escolas possuem o ensino integral, portanto os alunos passam a manhã e tarde no estabelecimento.

Em Portugal não existem creches públicas. Portanto, os pais que precisam trabalhar desembolsam uma média de €150,00 por mês para deixar a criança em uma creche privada.

Portugal, a educação é dividida em ensino básico e secundário e é fundamental cumprir 12 anos de estudo.

Ensino Básico

O ensino básico tem início aos seis anos. Assim, a criança vai com frequência as aulas do 1º ciclo, que vai do 1º ao 4º ano. O 2º ciclo equivale-se ao 5º e 6º ano.

Ensino secundário

O ensino secundário em Portugal equivale-se ao ensino médio brasileiro. Os adolescentes passam pelo 3º ciclo, que vai do 7º e 9º ano. Este ciclo capacita os alunos para lidar com os desafios da vida profissional, portanto, os estudantes também devem fazer uma escolha importante, que é a área de conhecimento que pretendem estudar, podendo optar entre ciências e tecnologias, ciências econômicas, humanidades e artes.

Escolas Públicas X Escolas Privadas

É importante ressaltar que existem diversas diferenças entre o ensino público em Portugal e no Brasil.

Em Portugal, existe estrutura e equipamentos disponibilizados para todos os alunos, que permitem o estudo e experimento de diversas matérias, enquanto no Brasil o ensino nas escolas públicas normalmente possui estrutura escassa.

No Brasil, o ensino público do Ensino Básico é apontado como fraco. Isso, no entanto, não ocorre em Portugal. Por lá, as escolas públicas são mais conceituadas do que as privadas, porém, vale ressaltar que estudar em escola pública no país lusitano tem um preço. Os pais precisam pagar pela alimentação e também pelos livros escolares que os filhos utilizam. O valor muda conforme o imposto de renda. Assim, as pessoas que ganham mais pagam mais e quem recebe menos paga menos. Não há cobrança de mensalidades no ensino básico e secundário.

A melhor forma de colocar a criança no sistema de ensino em Portugal é realizando a matrícula na escola mais perto ao endereço da família, com prioridade na mesma freguesia (bairro). Se a instituição for conceituada e estiver entre as mais buscadas no país, prepare-se para lidar com uma fila de espera.

Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!

Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.