Conhecer ao menos um pouco da história e cultura de um país é muito importante para entender sobre o local. Por exemplo, em Portugal, não é diferente. O país possui uma cultura muito rica, desde sua música, arte, arquitetura e história, conquistando os corações de todos os turistas, portanto, visitar museus e lugares históricos não deve ficar de fora do seu roteiro de viagem.

Com um passado repleto de batalhas, colonização e religião, o país conta com os mais diversos museus, desde arte moderna, contemporânea, antiga, museus de arqueologia, de cerâmica, objetos raros e tecnologia. 

Então veja a seguir os melhores museus em Portugal para todos os gostos em Portugal.

1- Museu Nacional do Azulejo

Sabemos que Portugal é famoso por seus azulejos, deixando os visitantes encantados com essa arte. Nesse museu, por exemplo, além de mostrar o modo que são feitos e as origens dos desenhos, ele também conta a história de Portugal em conjunto com a história dos azulejos. Portanto, alguns deles possuem desenhos abstratos e outros contam história, cheios de detalhes, tornando cada peça única.

Ele está localizado em Lisboa, no antigo Convento da Madre de Deus. Inclusive, a coleção guarda azulejos da metade do século XV até os dias atuais.

2- Museu Nacional dos Coches

Museu Nacional dos Coches guarda uma coleção de carruagens reais do século XVI até XIX, mostrando a evolução do meio de transporte. O museu reúne também selas, arreios, fardamentos de armaria, acessórios de cortejo e até mesmo carrinhos de bebê. Além disso, um dos coches que mais chama atenção é o que D. Carlos, um dos reis de Portugal que foi assassinado e tem, até hoje, as marcas de bala marcadas no veículo.

Essa é uma visita obrigatória para quem visita Lisboa. Os ingressos custam 8€ e, além disso, tem entradas gratuitas nos domingos e feriados até às 14h para os moradores de Portugal.

3- Museu Arqueológico do Carmo

O Museu Arqueológico do Carmo está localizado em Lisboa e, acima de tudo, é um dos melhores museus do país. O local possui diversas escrituras desde 1864 e como resultado, reúne hoje cerca de mil peças em seu espaço com valor histórico-arqueológico. Além disso, está instalado nas ruínas da Igreja do Carmo (construída em 1389). Em 1755, o local foi abalado por um terremoto que provocou danos ao prédio, e depois um incêndio destruiu o interior da igreja. O permanece com as marcas desses eventos até hoje. 

4- Museu dos Descobrimentos

Responsável por contar a história do descobrimento do Brasil, o Museu dos Descobrimentos, está em Belmonte. Portanto, é um passeio interessante para os brasileiros. O local possui objetos reais dos navegadores portugueses, além de muita tecnologia, tornando o passeio interativo, por exemplo.

O local foi elaborado para abranger o mais variado público e dispõe de espaço para filmes, animações, fotografias e até a réplica de uma cela de escravos.

5- Museu Nacional de Machado de Castro

O Museu Nacional de Machado de Castro foi criado em 1911 em Coimbra. Ele conserva uma das coleções de esculturas (do século XIV ao XVI) mais importantes de Portugal.

Construído em homenagem ao escultor Machado de Castro, o local abrange diversas expressões artísticas e conta com exposições temporárias e atividades culturais para todas as idades. Portanto, o acervo possui peças de arqueologia, escultura, mobiliário, joalharia, pintura, entre outros.

6- Museu Nacional de Arte Antiga

Localizado em Lisboa, o Museu Nacional de Arte Antiga é um dos melhores museus em Portugal. Em conclusão, criado em 1884, o local abriga a maior coleção pública portuguesa de arte com mais de 40 mil itens do mundo todo. Esse museu contém o maior espólio de arte público do país!

Esse espaço tem obras que abrangem o período da Idade Média até ao século XIX e inclui o maior número de obras classificadas como tesouros nacionais.

Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!

Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.