Até o dia 21/10/2021, já foram administradas 16.163.885 doses da vacina contra a covid-19 em Portugal.

Considerando os últimos dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria Regional da Saúde e Desporto dos Açores e pela Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil da Madeira, 86,82% dos portugueses já estão completamente vacinados contra a covid-19.

Portugal é o 11.º país com a maior taxa de doses administradas por 100 habitantes do mundo e ocupa a 2.ª posição na lista de países com maior percentagem de população que recebeu pelo menos uma dose, ficando atrás somente dos Emirados Árabes.

Quando comparamos os dados mais recentes, Portugal está 20,04 pontos percentuais acima da taxa de vacinação da União Europeia no que toca a percentagem de população com pelo menos uma dose administrada.

Após iniciar o combate à pandemia de Covid-19 de forma um tanto desorganizada, Portugal estruturou uma estratégia de imunização que tornou o país um líder europeu na vacinação contra a doença.

Parte dessa conquista se deve ao comando na campanha do coordenador das Forças Armadas portuguesas, Henrique Gouveia e Melo. “Apareci assim para transmitir à população que isto não era uma brincadeira nenhuma”, disse Gouveia e Melo à CNN sobre a gravidade do coronavírus.

O pior desse enfrentamento à doença no país ocorreu no início do ano, quando os hospitais não tinham camas disponíveis e as autoridades precisavam mover pacientes de um lado para o outro. Os médicos disseram que tinham que escolher para quais doentes davam prioridade.

Com as restrições para combater a Covid-19, a capital Lisboa ficou com as ruas esvaziadas. Porém, a situação agora é completamente diferente.

Lojas e restaurantes estão abertos e os turistas estão de volta. Além disso, atualmente os centros de vacinação estão praticamente vazios, porque há poucas pessoas que ainda precisam ser imunizadas.

Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!

Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.