Você sabia que Portugal é o primeiro país mais seguro da União Europeia e o terceiro do mundo, ficando apenas atrás da Islândia e da Nova Zelândia?

Isto acontece por conta de um forte investimento na segurança pública do país, além de uma grande coordenação de meios entre as várias forças, como a GNR (Guarda Nacional Republicana), PSP (Polícia de Segurança Pública), SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) e Polícia Judiciária. 

Atualmente GNR conta com 23 mil homens e mulheres e recebeu em 2020 mais 224 novas viaturas destinadas às componentes Territorial, Policiamento Comunitário, Trânsito, Intervenção e Investigação Criminal. Em comunicado, o Ministério da Administração Interna tutelado por Eduardo Cabrita destaca que “os passos significativos que Portugal tem dado nos últimos anos em matéria de segurança permitem a redução da criminalidade e, consequentemente, a subida gradual e consolidada neste ranking”. 

No Índice Global Peace Index (GPI) de 2014, Portugal ocupava o décimo oitavo lugar enquanto estava em transição para sair da crise financeira nacional, tendo alcançado a terceira posição somente em 2019. Atualmente Portugal é citado como um exemplo de ressurgimento econômico e progresso da paz, ficando a frente da Áustria que está classificada em 4° no ranking e a Dinamarca, que está em 5°. O Afeganistão é o país menos pacífico do mundo enquanto a Síria é o segundo menos pacífico.

No Global Peace Index (GPI) são considerados 23 indicadores qualitativos e quantitativos de paz que classificam 163 países ao redor do mundo. A pontuação de cada país é calculada usando três domínios temáticos: nível de segurança social, extensão do conflito interno e internacional e o grau de militarização de cada nação. 

A 14ª edição do ranking conclui que “o nível global de paz se deteriorou, num mundo em que os conflitos e crises que surgiram na década passada começaram a diminuir, estando a ser substituídos por uma nova onda de tensão e incerteza em resultado da pandemia de COVID-19”. Porém, Portugal continua crescendo e se tornando cada vez mais um país seguro para seus nativos e imigrantes. 

Caso decida morar no país, tenha a certeza que o país oferece uma ótima segurança, onde você encontrará tranquilidade e qualidade de vida para sua família.