Programar uma viagem é uma tarefa que demanda tempo e envolve muitas questões, entre elas, pesquisar o clima e a previsão do tempo do destino escolhido. Essa é uma das primeiras tarefas a se fazer, antes mesmo de comprar passagens e reservar hotel. 

Apesar de Portugal ser um país pequeno, com 561 quilômetros de norte a sul e 218 de largura, o clima é bem diferente de região para região do país, oferecendo calor, praia, frio e neve, agradando todos os gostos. O clima no país é considerado mediterrânico (temperado) e possui influência do oceano atlântico, o que faz com que as estações sejam bem definidas. Em Portugal temos verões quentes e secos, e invernos frios e úmidos, já a primavera e o outono possuem temperaturas amenas e agradáveis. Vale lembrar que como Portugal fica no Hemisfério Norte, as estações são o oposto do Brasil.

Neste artigo, você vai saber informações necessárias do que lhe espera em cada uma das estações do ano no país e como é o clima em Portugal. Confira! 

Inverno: 21 dezembro até 20 março 

Durante o inverno português, os dias se tornam mais curtos – o próprio dia 21 de dezembro tem apenas nove horas de luz do sol natural – e a chuva se faz presente com frequência, às vezes por vários dias seguidos, além de possuir um vento cortante.

A temperatura cai drasticamente, principalmente na região norte. 

A temperatura pode oscilar entre 8°C a 14°C. Para quem procura temperaturas abaixo de 0°C, o ideal é a Serra da Estrela, podendo haver neve. Essa época é ideal para passeios em lugares fechados, como shoppings, restaurantes, cafés ou até mesmo aproveitar o hotel em que você está hospedado.  

Outono: 21 setembro até 20 dezembro

É a estação em que a temperatura vai caindo gradualmente e começamos a perceber a uma brisa fria pela cidade. Em dezembro o frio mais intenso, se instala e começam a surgir os assadores de castanhas pelas ruas cidades portuguesas, que é uma tradição em algumas localidades menores.

A Rota do Vinho do Porto no Douro é um dos passeios mais interessantes para se fazer no outono.

Primavera: 21 março até 20 junho

Para algumas pessoas, a primavera é a estação mais florida do ano. É quando os campos portugueses ficam floridos e a temperatura fica amena, começando a aumentar aos poucos, com temperaturas que variam entre 11°C e 20°C.

Os dias também vão se tornando mais longos, sendo ideal para caminhadas ao ar livre e passeios outdoors, como visitar pontos turísticos e caminhar pelas ruas

Vale ressaltar que as flores de Portugal são verdadeiramente lindas e as cidades grandes parecem pinturas. Não se esqueça de passear com seu celular em mãos porquê com certeza você irá tirar muitas fotos!  

Verão: 21 junho até 20 setembro

Nesses 3 meses de verão em Portugal, você pode esperar muito calor e pouca chuva. A temperatura fica entre 20 °C e, dependendo da região, 40 °C. Se você pretende visitar o país nessa estação, não esqueça de levar muitas bermudas, camisetas com tecido leve, chinelo e protetor solar. Os dias são longos e o sol começa a desaparecer lá pelas 22h.

Durante o período de férias, os portugueses vão para o sul do país, onde ficam as praias do Algarve (as mais belas do paós), região com muitas festas e agitação. Os períodos de julho ou em setembro são mais tranquilos. Vale ressaltar que todos os locais ficam lotados e os preços costumam subir nos comércios.