Sabia que a época de Natal é muito importante para os portugueses? Há diversos costumes e particularidades do Natal em Portugal que são bastante expressivos, assim como os demais países de tradição católica-cristã. A festa é a época na qual se reúnem os membros da família para celebrar. Vem conhecer as principais tradições do Natal em Portugal comigo!

Neste artigo, selecionamos algumas das tradições do Natal em Portugal que são mais inusitadas, sobretudo por levarem nomes menos convencionais e mais engraçados que você vai gostar de conhecer!

Roupa Velha

No Norte de Portugal, há famílias que têm como costume comer as sobras do bacalhau cozido da ceia de Natal no almoço do dia 25 de dezembro.

Essas sobras são desfiadas de forma mais grosseira, em lascas, e usadas para preparar um novo prato – chamado de Roupa Velha. Ele pode ser servido, inclusive, junto de outros pratos de carne, como o cabrito assado.

A Roupa Velha leva o bacalhau cozido da véspera, batata cozida, couve cozida e ovos cozidos, todos picadinhos e refogados com alho e muito azeite!

Caretos de Varge

Também conhecidas por Festa dos Rapazes, os Caretos de Varge celebra o retorno do sol, que no dia 24 de Dezembro começa, no hemisfério norte, a crescer, dando mais horas ao dia e menos à noite.

Homens mascarados, com roupas de retalhos coloridas, denominados caretos, espalham a desordem absoluta na aldeia de Varge, em Trás-os-Montes, chocalhando as mulheres, simbolizando esse ato o regresso à terra fecunda.

Vila de Natal de Óbidos

Óbidos é uma charmosa cidade medieval cercada por muralhas na região central de Portugal. Se é destino imperdível para quem vive no país, na época de Natal nem se fala. A cidade recebe a Vila de Natal, transformando a parte interna das muralhas com decorações especiais da festividade.

Além da decoração, são vários atrativos para todos os públicos, com oficinas, feiras e, claro, o Pai Natal – sim, em Portugal Papai Noel é Pai Natal.

Bananeiro

Uma das tradições mais inusitadas de Portugal no Natal é o Bananeiro de Braga. Na noite do dia 24 de dezembro, assim que começa a escurecer, muitos moradores da cidade de Braga vão até a Casa das Bananas, que fica na Rua do Souto, no centro histórico, para conviver, beber Moscatel de Setúbal e comer uma banana.

A casa já oferecia bananas aos clientes para acompanhar o Moscatel porque, além de combinarem bem em sabores, era uma forma de não jogar fora as bananas maduras que eram vendidas por lá.

Mas a tradição do Natal começou principalmente com os emigrantes de Braga que iam nesta época do ano visitar as suas famílias – desde a década de 1970. Assim, acabavam por passar na Casa das Bananas para beber um Moscatel e rever os amigos.

Ano a ano, foram juntando cada vez mais pessoas, também lojistas e moradores da cidade, que hoje ultrapassam os limites do estabelecimento e enchem a rua – tornando esse hábito de Natal um dos mais famosos de Portugal.

Magusto da Velha

Magusto da Velha na Aldeia Viçosa: “chove” castanhas do topo da Igreja Matriz (foto: Município da Guarda). Na Aldeia Viçosa, que fica na Serra da Estrela, há uma tradição chamada de Magusto da Velha.

No dia seguinte ao Natal, a população relembra uma história do século XVII, em que uma senhora de posses teria oferecido aos habitantes castanhas e vinhos – para que ao menos pudessem saboreá-los uma vez no ano. Portanto, em 26 de dezembro, ao lado da grande fogueira (o Madeiro) faz-se uma grande festa.

Cerca de 150kg são lançadas da Torre Sineira da Igreja Matriz. Ou seja, “chove” castanhas para a população, que as come junto com o vinho novo servido para lembrar esta senhora – a velha – que não se sabe o nome.

Bolo Rei e Rainha

O Bolo Rei é um ícone do Natal português, presente em todas as pastelarias, padarias e confeitarias portuguesas no fim do ano. O bolo é bem interessante, a massa lembra a textura de brioche, mas ela é em formato redondo, com um buraco no meio. Por cima e no meio é acompanhada de frutas cristalizadas e polvilhadas de açúcar.

O Bolo Rainha é bem semelhante, a diferença é que não tem frutas cristalizadas, mas amêndoas. Geralmente as duas opções fazem parte da vida dos portugueses no período entre o Natal e o Dia de Reis, em 6 de janeiro.

Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!

Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.