Portugal tem cada vez mais se tornado uma opção para os brasileiros que desejam iniciar ou complementar seus estudos e sonham em viver na Europa. No caso dos interessados em cursar Mestrado e Doutorado Jurídico em Portugal, o processo pode até ser burocrático, mas no final, vale a pena: a facilidade da língua, a semelhança dos ordenamentos jurídicos entre os dois países, a segurança, a gastronomia… Além disso, muitas das faculdades portuguesas estão entre as melhores do mundo em seus segmentos de atuação.

Se você está pensando nessa possibilidade, conheça as melhores universidades para fazer Doutorado e Mestrado Jurídico em Portugal. Confira!

Mestrado em Portugal

No país lusitano, os mestrados são conhecidos como 2º ciclo e podem ser integrados à graduação, onde o estudante faz primeiro ciclo (graduação) e depois participa do mestrado, que geralmente dura dois anos. Os cursos podem ser matinais, noturnos ou pós-laborais (quando o trabalho é conciliado com o estudo). 

Para cursar o mestrado, existe a opção semipresencial, onde o estudante precisa ir para Portugal duas vezes por ano e assistir às aulas do mestrado. Também existe a opção em que o estudante se muda para Portugal para realizar o mestrado de forma integral e presencial. Vale ressaltar que o visto de estudante não permite que o imigrante trabalhe no país. 

Doutorado em Portugal

O Doutorado em Portugal é quase o grau máximo de especialização de um estudante, depois que passou pela graduação e pelo mestrado.

Conhecido como o 3º ciclo da formação, apenas quem possui um grau de mestre pode se candidatar a uma vaga em um Doutorado, porém, caso você seja um estudante com um currículo escolar relevante, pode tentar cursar o doutorado apenas com o grau de licenciado. As chances de conseguir pular uma etapa são raras, mas não impossíveis. 

Melhores instituições em Portugal para Doutorado e Mestrado Jurídico 

Antes de se candidatar, tanto para mestrado quanto para dourado, é muito importante pesquisar sobre as universidades e cursos que elas oferecem. Analise quais se adéquam melhor ao seu perfil e seus interesses, pois, dependendo da sua área, há centros de referência que valem mais a pena.

Portugal tem uma forte e histórica tradição no Direito e muitas de suas universidades são referências internacionais na área. De acordo com o último ranking, feito em 2017, algumas das melhores instituições de Portugal para o estudo do Direito são:

– Universidade do Porto: localizada na cidade do Porto, é considerada a melhor do país e a 328ª no mundo. Conta com mais de 30 mil alunos e possui vagas da graduação até o pós-doutorado.

– Universidade de Lisboa: Como o próprio nome diz, a Universidade de Lisboa fica localizada na capital do país. Com mais de 100 anos de história, essa universidade atende mais de 47 mil alunos e se destaca no ramo do direito. 

– Universidade Nova de Lisboa: a mais recente da lista, tem se destacado como uma das melhores instituições de ensino do país. Possui um corpo estudantil diverso e globalizado.

– Universidade de Coimbra: a mais tradicional de Portugal, a Universidade de Coimbra tem mais de 730 anos de história e é reconhecida mundialmente por sua qualidade. O conjunto arquitetônico da Universidade de Coimbra é reconhecido como Patrimônio Mundial da Unesc, ganhando reconhecimento no ramo jurídico. 

– Universidade de Aveiro: A Universidade de Aveiro se destaca por trazer conceitos de inovação e dinamismo em sua grade curricular. Atualmente tem cerca de 50 cursos de graduação e 127 de pós para 15 mil alunos. 

– Universidade do Minho: A Universidade do Minho é referência mundial no curso de criminologia e justiça criminal. Ela faz parte do top 150 de melhores universidades do mundo e possui um dos melhores cursos de criminologia e justiça criminal do país, sendo referência mundial nos estudos da área.