Repleta de lugares maravilhosos, Lisboa é uma das capitais mais em conta para visitar na Europa. Segura e com muita coisa para fazer, apesar de ser relativamente pequena, essa cidade é repleta de atrações, restaurantes, pontos turísticos históricos e paisagens exuberantes, podendo ser antiga e moderna ao mesmo tempo, agradando a todos os turistas. Além disso, a barreira da língua é praticamente inexistente para os brasileiros!  

Neste artigo, montamos um roteiro de 3 dias para você conhecer o melhor de Lisboa e aproveitar cada momento da sua estadia. Prepare-se para andar bastante e conhecer o melhor do local!

1° Dia – Centro de Lisboa

No primeiro dia, visite o centro de Lisboa. O local possui diversos pontos turísticos, além de ser o mais histórico da viagem. 

Comece pela Praça do Comércio, localizada na beira do Rio Tejo. Ela é famosa por ser uma das maiores praças da Europa. Dica: vá até o alto do Arco Triunfal da Rua Augusta para olhar a cidade em 360 graus. Lisboa é muito linda do alto!

Depois você pode andar pela Rua Augusta, que termina na Praça do Rossio, onde tem várias lojas famosas e restaurantes. Saindo lá, vá até o Largo do Carmo, importante reduto português, onde ficam as ruínas do Convento do Carmo. 

Para finalizar o dia, vá para a Praça Luís de Camões e tome um café no A Brasileira, local que Fernando Pessoa costumava frequentar. Depois disso, visite o Miradouro de São Pedro de Alcântara, na Rua da Misericórdia e se prepare para ver um lindo pôr do sol! Na descida, vá pelas ruelas do Bairro Alto, onde tem diversos restaurantes, e escolha onde jantar. 

2° Dia – Alfama e a Lisboa medieval

Depois de conhecer o centro de Lisboa, chegou a hora de visitar o bairro de Alfama, com todo seu charme medieval. Para chegar lá, você pode pegar o bonde 28 e ir até o ponto final, no Largo da Graça e, em seguida, descer até a Igreja de São Vicente de Fora (que foi construída em 1657).

Se possível, vá para Alfama numa terça-feira ou num sábado, pois é somente nesses dois dias que acontece a famosa Feira da Ladra, no Campo de Santa Clara, onde é vendido tudo o que se possa imaginar (desde coisas novas, usadas, até suvenires para dar de lembrancinha para os familiares). O passeio vale a pena pela experiência cultural, além de ser lindo e garantir boas fotos. 

Para finalizar o dia com chave de ouro, visite o Castelo de São Jorge e se surpreenda com toda a história lisboeta e, claro, aproveite para ver o pôr de sol.

3° Dia – Belém

Apesar de ser um bairro afastado, Belém precisa entrar no seu roteiro em Lisboa. O local possui muitas atrações, sendo necessário reservar um dia inteiro para poder aproveitar bem o local. 

Comece o dia vendo a bela arquitetura do Mosteiro dos Jerônimos, onde estão sepultados Vasco da Gama e Luís de Camões, e conhecendo a história de Portugal até a ida da Família Real para o Brasil. 

De lá, vá para o Padrão dos Descobrimentos, um monumento em homenagem às navegações e países conquistados por Portugal no século XVI, seguindo para a famosa Torre de Belém. O local é conhecido por ser de onde partiam os navios em busca de novas terras.

Por último, mas não menos importante: não deixe de comer o delicioso pastel de Belém original na Antiga Confeitaria de Belém. 

Caso você fique mais dias em Lisboa… 

Caso você fique mais dias na cidade, uma dica é visitar alguns museus de referência da cidade, como o original Museu dos Coches, o moderno Centro Cultural de Belém, Museu Calouste Gulbenkian, na zona norte, ou, continuando pelo rio, o Museu Nacional do Azulejo, que fica a caminho do Parque das Nações, a zona portuária. Hoje, o local é um espaço de lazer importante, com uma nova paisagem urbana.

Para quem quer curtir a vida noturna, o Chiado, Bairro Alto ou até mesmo Cais do Sodré, são polos de animação garantida.

Lisboa é uma cidade surpreendente. Você não se arrependerá de visitá-la!