Atualmente existe mais de 150.000 brasileiros morando em terras portuguesas.
Uma das principais preocupações de quem pretende se mudar para o país é como arrumar um emprego e como está o mercado de trabalho no país Europeu.
A verdade é que Portugal é uma ótima opção para os brasileiros que procuram oportunidades fora do país, principalmente por ambos os países falarem o mesmo idioma. Para quem tem dupla cidadania, o processo fica ainda mais fácil: não precisar ter visto de trabalho ou algum outro documento que valide sua empregabilidade em Portugal, além disso, a pessoa também tem direito a moradia e estudos em terras portuguesas. Você pode descobrir se tem direito a Cidadania Portuguesa clicando aqui. Mas fique tranquilo: caso você não seja descendente de português, existem outras maneiras de se conseguir trabalhar em Portugal, por exemplo, você pode tirar o visto de trabalho.
No artigo de hoje, explicaremos onde como é o mercado de trabalho para brasileiros em Portugal, Confira!
Existe emprego para brasileiros?
Sim! Existem diversos empregos para brasileiros em Portugal, mas vale ressaltar que o mercado é competitivo, então é necessário ter competências e experiência de acordo com a vaga que você deseja.
Para conseguir emprego em bar ou restaurante, por exemplo, é necessário saber falar inglês e espanhol, no mínimo. Porém, não são todas as áreas que exigem validação do diploma para exercer a profissão. Isso é mais comum na área da saúde.
Os brasileiros possuem uma vantagem sobre os portugueses: experiência. Europeus raramente conseguem aliar os estudos ao trabalho, como a maioria dos brasileiros faz.
Em quais áreas as vagas são mais comuns?
Geralmente as vagas para brasileiros em Portugal se dividem em dois tipos: funções que não exigem ensino superior e cargos de nível superior.
No primeiro caso nos referimos aos cargos de atendente, segurança, garçonete, recepcionista, auxiliar de limpeza, auxiliar de cozinha, etc. Para essas ocupações, a remuneração mensal é de um salário mínimo, que em Portugal equivale a 700,00 € (sem tirar descontos).
Já no segundo caso, são cardos focados em profissionais formados. As ofertas de vagas são mais escassas porque Portugal dispõe de muitos nativos com formação completa, fazendo com que o mercado para estrangeiros seja mais escasso. A média salarial para essas ocupações que exigem o nível superior do candidato é de 1000,00€.
Porém, o país tem pouca mão de obra na área de Tecnologia da Informação. Brasileiros formados nessa área podem garantir uma vaga de emprego de forma mais fácil.
Como são as entrevistas de emprego em Portugal
Normalmente, as entrevistas de emprego de Portugal ocorrem como no Brasil. Na primeira fase você entra numa sala e é entrevistado por algumas pessoas, que fazem perguntas sobre você, sua vida, seus estudos e sua experiência na área da vaga. Na segunda fase, geralmente é uma dinâmica em grupo, com os concorrentes da vaga, onde os avaliadores analisam seu trabalho em grupo e tomadas de decisões, por exemplo. Já na fase final, os candidatos são novamente entrevistados individualmente.
Atualmente, por conta da pandemia do novo COVID-19, as entrevistas podem ser online, usando plataformas como Zoom, Skype, Google Meet, etc. Só fique atento ao horário agendado.
É importante frisar que quem deseja trabalhar em Portugal, deve fazer um preparo e um bom planejamento, para que a pessoa já chegue pronta para as entrevistas de emprego e consiga um bom trabalho.
Esteja preparado para fazer muitas entrevistas e correr atrás das vagas. Mas fique tranquilo: você conseguira a oportunidade que tanto deseja, basta ter paciência.