Quais fatores você considera na hora de escolher um lugar para morar?
Atualmente, Portugal vem se tornando um dos principais destinos dos brasileiros que desejam morar na Europa, seja em busca de mais segurança, mais oportunidades, ou até mesmo novas experiências. A opinião pode variar segundo o estilo de vida e necessidades de cada pessoa, mas fique tranquilo: Portugal é um país com ótimas opções para todos os gostos.
Pensando nisso, fizemos uma lista com 5 das melhores cidades para morar em Portugal, visando te ajudar a identificar qual combina mais com você e suas necessidades. Confira:
1. Coimbra
Berço da Universidade de Coimbra, essa cidade possui clima romântico e ótima qualidade de vida, com um custo de vida razoável. Localizada bem no centro do país, tem a vantagem de estar no meio caminho entre Porto e Lisboa e perto de locais ideais para passeios de fim de semana.
A cidade se destaca por possuir um polo de empregos muito forte nas áreas industriais, nos serviços de tecnologia e cuidados de saúde. Os melhores bairros para morar em Coimbra são Vale das Flores, Solum e Santa Clara.
Algumas outras vantagens de morar em Coimbra são: transito moderado, ambiente jovem, boa localização, bom sistema de saúde, lugares para passeios e segurança.
2. Lisboa
A cidade de Lisboa se destaca por sua ótima educação, saúde, cultura, modernidade, fácil acesso e as melhores vagas de empregos. Por causa do turismo e alto valor do aluguel, cada vez mais pessoas procuram morar ao redor de Lisboa (cidades como Cascais, Oeiras, Almada, Barreiro ou Sintra).
Lisboa fica no litoral sul de Portugal e tem temperaturas agradáveis durante quase todo ano. A cidade possui grandes shows internacionais, vida noturna e muitas opções gastronômicas, além de ter as melhores universidades do país, como a Universidade de Lisboa.
Algumas outras vantagens de morar em Lisboa são: transporte público bom, aeroporto e rede de transportes (trens e ônibus) internacionais na cidade, perto de praias e parques naturais.
3. Porto
Porto é uma das mais bonitas e alegres cidades do país, possui praias, lugares para caminhada, boa diversidade de atrações culturais e de lazer.
Grandes empresas estão instaladas em seu território, o que faz a região concentrar as melhores oportunidades de trabalho no norte do país. Os valores das moradias são altos e possui trânsito no horário de pico, principalmente no verão por conta dos turistas.
Porto possui uma vida noturna agitada, com diversos bares e baladas e apesar de ser menos moderna que Lisboa, a cidade encanta pela sua arquitetura, suas paisagens e gastronomia (não se esqueça de tomar o famoso vinho do Porto).
Algumas outras vantagens de morar em Porto são: transporte público bom, aeroporto e rede de transportes (trens e ônibus) internacionais na cidade, perto de praias, vida noturna agitada, qualidade de vida e segurança.
4. Braga
Braga é um municípios mais antigos do país, o que faz com que o local possua inúmeras igrejas, palácios, castelos, ruínas, museus, teatros e jardins. A cidade é tranquila e tem um custo de vida barato, mas a oferta de trabalho é escassa.
O local acomoda a Universidade do Minho, uma importante instituição de ensino, o que faz com que a cidade tenha um espirito jovem e ótima qualidade de vida. Por ser localizada mais ao norte do país, Braga tem um inverno mais rigoroso e em alguns dias, as temperaturas chegam a ser negativas.
Algumas outras vantagens de morar em Braga são: facilidade para encontrar moradia, perto do Porto, tranquilidade e qualidade de vida.
5. Guimarães
Guimarães é conhecida como a “cidade onde nasceu Portugal”. É um local extremamente limpo, organizado, seguro e ótimo para famílias que buscam sossego.
Assim como Braga, Guimarães também é uma cidade antiga e seu centro histórico é classificado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Com uma bela arquitetura e muitas árvores, a cidade fica linda principalmente na primavera, estação em que as ruas ficam tomadas por flores.
O município tem por volta de 160 mil habitantes, uma qualidade de vida ótima e um custo de vida acessível. Os pontos fracos de Guimarães ficam por conta da baixa oferta de emprego e de imóveis para locação.
Algumas outras vantagens de morar em são: segurança, limpeza e organização, além de não ser necessário utilizar transportes públicos para andar na região central da cidade.