Conhecida por suas praias de ondas gigantes, Nazaré também possui tradições e lugares históricos para visitar.
Nazaré é uma vila portuguesa do distrito de Leiria com cerca de 10.300 habitantes, localizada no norte de Lisboa, que além de suas ondas gigantes e chamar muita atenção dos surfistas do mundo inteiro, também são conhecidos pelo Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e do Forte São Miguel Arcanjo.
A cidade como é conhecida hoje, pelo nome de Nazaré só foi dado pelo aparecimento da Santa para salvar D. Fuas, o alcaide do Castelo de Porto de Mós. Até 1912, Nazaré chamava- se Pederneira. Uma vila pescatória muito humilde e que hoje é um dos grandes atrativos de Portugal.
Ondas gigantes em Nazaré
Esse fenômeno que fez a cidade ficar tão conhecida se dá através do Canhão de Nazaré, como é comumente conhecido, que nada mais é do que um desfiladeiro abaixo do nível do mar, só é possível presenciar esse fenômeno quando as condições do mar estiverem favoráveis, ou seja, é necessário que tenha tempestades em alto mar para gerar ondulações suficiente para formação das ondas. Os momentos do ano mais propensos para presenciar o fenômeno são durante Outono/Inverno, entre Outubro e Março.
Atualmente o recorde de maior onda já surfada em Nazaré pertence ao surfista alemão Sebastian Steudtner estima-se que a onda que ele surfou possui 26,21 metros de altura.
O que fazer em Nazaré, além das ondas
É possível visitar algumas praias muito bonitas, caso você visite na temporada de verão/primavera, uma delas é a praia central ou praia de Nazaré como é conhecida, que possui uma boa infraestrutura para pousadas, cafés e afins. É muito indicada para quem pratica natação, surf e outros esportes aquáticos por suas ondas fortes. Dessa praia é possível subir a parte mais alta de Nazaré atrás do bondinho que tem mais de 100 anos, as viagens custam em torno de 1,20 euros.
Forte São Miguel Arcanjo
Um dos lugares com a melhor vista para ondas gigantes, o Forte São Miguel Arcanjo teve sua construção iniciada em 1577 e foi restaurado em 1644 por D. João IV o farol da Nazaré tinha função de auxiliar a navegação, tendo um alcance de 15 milhas. Foi palco de batalhas históricas em Portugal e nos dias de hoje existem muitas lendas envolvendo o forte. Para entrar, é necessário pagar 1 euro, e para quem gosta de gastronomia, é possível apreciar especiarias portuguesas como peixes, crustáceos e camarões.
Santuário de Nossa Senhora de Nazaré
Muito visitada por turistas, o santuário promove diversas festas religiosas para comemorar o dia do aparecimento da santa, que aconteceu no dia 08 de Setembro. No seu interior, guarda-se a sagrada imagem de Nossa Senhora de Nazaré, uma Virgem Negra alimentando o menino Jesus, esculpida em madeira, trazida de Mérida, no ano de 711. A história desta imagem é contada na Lenda da Nazaré.
Como chegar a Nazaré
Se você está na cidade do Porto, a distância até Nazaré é de 230 km ao Sul, isso significa 2h20 de distância em uma viagem de carro. Já se você estiver em Lisboa, a distância é de 100 km equivalentes a 1h25 de carro. É possível chegar de ônibus saindo de Lisboa, a duração do trajeto é de 1h50 e a passagem custa em torno de 10 euros. Também dá para fazer excursão de apenas 1 dia.
Caso você queira passar mais tempo na cidade, existem várias opções de hotéis e pousadas até mesmo a beira mar para você curtir alguns dias de férias e até mesmo esperar pelo fenômeno das ondas gigantes.
Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!
Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.