Você sabia que é na Torre dos Clérigos no Porto que temos uma das mais belas vistas da cidade? Hoje falaremos um pouco sobre este ícone da cidade portuguesa. Confira!

História do local

A igreja e a Torre dos Clérigos estão localizadas no coração do Porto, perto da Praça da Liberdade. A torre e a igreja foram construídas entre 1735 e 1748 pela irmandade dos Clérigos Pobres na Colina dos Enforcados. O lugar leva esse nome porque foi onde o exército real português enforcou seus inimigos nos anos 1500, na mesma época em que os portugueses chegaram ao Brasil.

O local integra três elementos principais: a Igreja dos Clérigos, a Torre dos Clérigos e a Casa da Irmandade, que liga a igreja e a torre e em tempos acolheu os outros serviços da Irmandade dos Clérigos. Projetado pelo arquiteto Nicolau Nasoni, este conjunto é um dos mais notáveis exemplos do estilo tardo-barroco em território português e encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Construída em estilo barroco, a Torre dos Clérigos tem 76 metros de altura, o que a torna uma das estruturas mais altas do gênero em Portugal. E subir os 200 degraus até ao topo é um dos passeios imperdíveis para quem visita o Porto. Ao longo do caminho, preste atenção ao badalar de 49 sinos que provavelmente te dará um belo susto se tocar quando você passar.

Quando estiver em cima, todo esforço terá valido a pena, porque você poderá curtir uma vista magnífica da cidade do Porto e fazer boas fotos. A parte superior da torre tem dois níveis e do topo tem-se uma vista espetacular da cidade, pode-se ver o Porto em 360 graus. Toda a parte central, as colinas com as suas igrejas cobertas de azulejos azuis, o Tejo e Vila Nova de Gaia.

Como visitar?

A igreja e a torre situam-se na Rua de São Filipe de Nery, 4050. O horário de funcionamento é das 9h00 às 19h00 diariamente. A entrada na igreja é gratuita, mas subir à torre e visitar o Museu da Irmandade dos Clérigos (que funciona no interior da torre) custa 5 euros.

Tenha cuidado nas escadas, elas são muito estreitas e escorregadias.

Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!

Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.