Você já conhece os principais tipos de vistos portugueses? No artigo de hoje falaremos sobre os principais deles, desde os temporários, que funcionam para períodos iguais ou inferiores a 12 meses, até os de moradia, superiores a 12 meses.

Atualmente, os brasileiros não precisam do visto de turista para visitar Portugal, podendo usufruir de até três meses no país sem solicitar nenhum documento extra. Mas caso você pretenda permanecer em território português por mais tempo, será necessário pedir um visto específico para a sua situação.

Apesar de cada visto exigir uma documentação específica, geralmente, os documentos solicitados são:

  • Passaporte válido;
  • Cópia do passaporte;
  • Comprovante de meios de subsistência;
  • Comprovante de seguro viagem ou PB4;
  • Requerimento para consulta do registro criminal;
  • Atestado de antecedentes criminais do Brasil emitido no site da Polícia Federal nos últimos 30 dias com apostila de Haia;
  •  2 fotografias 3×4;
  • Cópia de título de transporte de regresso.

Agora só falta descobrir qual tipo e visto de encaixa nos seus planos, confira abaixo:

Visto de Estudante

Caso você tenha o sonho de estudar em Portugal e já tenha sido aprovado na instituição de ensino pretendida, basta fazer a matrícula na universidade e em seguida, dar entrada na autorização de moradia através do visto de estudante. Se o período que você ficará em Portugal for inferior a um ano, deverá solicitar autorização de estadia temporária, porém, se for superior a um ano, deverá ser solicitado a autorização de moradia.

Visto de Trabalho

No caso do Visto de Trabalho, existem algumas subdivisões de acordo com o trabalho a ser desenvolvido em Portugal. Por exemplo, existe o Visto D1, para aqueles que irão trabalhar em algum empreendimento em Portugal, Visto D2 para empreendedores, o Visto D3 para profissionais enquadrados como atividades altamente qualificadas, por exemplo, os estudantes de Mestrados e Doutorados, etc. Geralmente, o visto de trabalho é de longa duração (acima de 1 ano em território português).

Visto D7: Aposentado ou titular de renda

O visto D7 é para aqueles que estão aposentados ou que possuam renda proveniente de bens móveis, imóveis, propriedade intelectual, aplicações financeiras, etc. Para conseguir a autorização de moradia legal em Portugal por meio deste visto, o interessado deverá preencher aos requisitos legais, dentre eles, os valores mínimos para os rendimentos citados. Geralmente, o visto D7 é de longa duração (acima de 1 ano em território português).

Visto D2: Empreendedores

O Visto D2 é direcionado aos empreendedores que decidam investir e imigrar para Portugal. Para a obtenção do Visto D2 deverão ser preenchidos alguns requisitos exigidos pelo país. Além disso, também será alvo para que seja deferido a relevância econômica do novo empreendimento para Portugal. Geralmente, o visto D2 é de longa duração (acima de 1 ano em território português).

Já deu para perceber que existem diversos tipos de visto para residência em Portugal, né? Caso se mudar para terras portuguesas esteja nos seus planos, é importante ter uma empresa especializada no assunto ao seu lado para ter eficiência na solicitação do visto. O processo imigratório não é apenas tirar o visto e se mudar para outro país. É um processo longo, que deve ser acompanhado por profissionais confiáveis que proporcionem uma transição mais tranquila possível.