Se você optar por visitar Porto, em Portugal, não pode deixar de fazer esse passeio pelo Rio Douro com muita culinária local, vinho do Porto e uma paisagem incrivel.

Com duração de mais um menos 1 hora, o passeio visita 6 pontes de Portugal que foi a rota feita pelos barcos rabelos que traziam o vinho para o porto e existem várias empresas que promovem esse tipo de turismo, por isso separamos algumas dicas para escolher a melhor forma de viajar e aproveitar esse passeio incrível pelo Rio Douro.

Fonte: Google Images
Roteiro do Cruzeiro
Fonte: Google Images

O ponto de partida desse passeio é na Ribeira. A primeira ponta visitada é a Dom Luís I, que foi inaugurada em 1886, e liga Porto a Vila Nova de Gaia, o município vizinho onde ficam as famosas caves do Vinho do Porto e foi desenhada por Théophile Seyrig e finalizada por Gustave Eiffel, que é sem dúvida um dos símbolos do Porto.

Logo após é possível visitar a ponte Infante Dom Henrique que foi inaugurada em 2003 e foi a última ponte construída na cidade, ela tem um toque de modernidade sem perder a parte clássica que Portugal tem. A ponte possui 371 metros de extensão e 20 metros de largura e possui esse nome em homenagem ao Infante D. Henrique que nasceu no Porto.

Fonte: Google Images

Depois, vem a ponte de D.Maria Pia projetada por Théophile Seyrig e Gustave Eiffel, inaugurada em 4 de novembro de 1877 e considerada um monumento nacional desde 1982. Foi a primeira ponte ferroviária a unir as duas margens do rio Douro. É considerada, junto com o Viaduto de Garabit, como uma das maiores obras-primas executadas pelo engenheiro Gustave Eiffel. Atualmente ela está fechada, mas foi utilizada até 1991, quando foi substituída pela ponte São João que entrou em funcionamento em Julho de 1991 transportando a linha do norte. É possível vê-la ao fundo.

Fonte: Google Images

Logo após a ponte São João, encontra-se a ponte do Freixo, que foi inaugurada em 1995. É onde o barco faz uma volta, passa por todas as pontes novamente e entra em alto mar sendo o trecho mais longo do passeio. Existe também uma autovia que caso você esteja com o carro alugado, vai entrar na cidade por essa ponte.

Fonte: Google Images

O passeio vai saindo da parte urbana da cidade e já é possível avistar as plantações de uvas e algumas construções do tempo medieval. E chegamos na última, Ponte da Arrábida, que tem uma arquitetura incrível e seu formato em arco chama bastante atenção. É possível subir na ponte, mas não tem muito mais o que fazer. Lembrando que essa parte do passeio venta bastante. O passeio agora segue de volta ao Cais da Ribeira, onde termina o cruzeiro. 

É importante estar bem atento às paisagens, porque estão em todos os locais e por todos os lados, será possível por exemplo ver algumas vilas de pescadores também e outros pontos turísticos da cidade.

Como fazer o passeio?

Duração: 1h-1h30 minutos

Frequência: Todos os dias: Verão – 10h00 às 18h00

Inverno – 11h00 às 15h00

Preço por pessoa: 12 €. Crianças até os 10 anos acompanhadas dos pais não pagam.

Para tornar o seu passeio ainda mais confortável, principalmente no verão, leve protetor solar e para se proteger do vento, leve um lenço, assim você consegue ficar na parte da frente do barco e aproveitar melhor a paisagem. 

É recomendado que se compre o bilhete de forma online, lembrando que se comprar online o passeio é válido para barcos saindo no cais da Ribeira. 

Esse é um passeio bastante popular no Porto, por isso é importante que você compre seu bilhete com antecedência, pelo menos 3 ou 4 dias antes. 

Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!

Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.