O Turismo em Portugal é um dos principais setores para a economia do país. Em 2017, o país foi eleito “Melhor Destino do Mundo” nos World Travel Awards, revalidando o título em 2018 e em 2019. A capital de Portugal, Lisboa, foi considerada o “Melhor Destino para City Break” e a ilha da Madeira “o Melhor Destino Insular”. Ao todo, Portugal alcançou seis prémios de enorme prestígio internacional no setor do turismo.

De acordo com a Organização Mundial de Turismo, Portugal é um dos 20 maiores destinos do mundo. Em 2017, mais de 12 milhões de turistas visitaram o país e em 2019 este número ultrapassou os 27 milhões, sendo a maioria estrangeiros. Este número representa aceleração no ritmo de crescimento, aumentando as receitas turísticas para 4,28 mil milhões de euros. Já em 2018, a indústria do turismo contribuiu com 16,6 mil milhões de euros para a economia  (cerca de 13,7% do PIB nacional), empregando cerca de 328,5 mil pessoas.

Esse país europeu é reconhecido por seu sol, belas praias, gastronomia única e pela sua herança cultural, patrimonial e religiosa. O país vem cada vez mais se tornando um dos principais destinos para os estrangeiros, fazendo com que em 2013, Portugal fosse eleito pela Condé Nast Traveller o melhor destino do mundo para se viajar. A revista comentou sobre o “especial encanto que é visível nas tradições do país, com cidades que combinam a modernidade com o peso visível da história, paisagens e praias que nos reconciliam com a Natureza”. No mesmo ano, a cidade do Porto foi eleita pela Lonely Planet como o melhor dos 10 destinos de férias de eleição na Europa.

Já em 2014, o portal de viagens norte-americano USA Today elegeu Portugal como o melhor país da Europa para passar férias, dando destaque as “praias ensolaradas, gastronomia e aldeias pavimentadas sob a sombra de castelos medievais”. Além disso, o “fado de Lisboa”, o “vinho do Porto” e as “águas azul-turquesa do Algarve” foram altamente elogiados.

No ano de 2020, adiante de uma crise tão profunda devido ao COVID-19, foi necessário que os governos de todos os países tomassem ações rápidas, já que muitos setores estavam (e alguns ainda estão) paralisados instantaneamente.

Portugal colocou ênfase no ramo de Viagens e Turismo como a tentativa de prejudicar menos o ramo durante a crise. O país criou uma linha de crédito exclusiva de 60 milhões de euros para as pequenas empresas do setor, como foco em restaurantes, agências de viagens, empresas de eventos e similares, além de meios de hospedagem, com pagamento em quatro anos. O governo também apoia os organizadores de eventos para o reembolso em encontros cancelados para este ano.

O Turismo de Portugal ganhou linha de telefone e atendimento on-line exclusivamente para atender as empresas que precisam de ajuda. Os meios de hospedagem também ganharam diversos benefícios, como não pagamento de taxas e contas de luz e água, e ainda um fundo de ajuda e isenção de aluguel no caso de propriedades do governo. Isso faz com que Portugal se destaque cada vez mais no ramo do turismo, principalmente nos próximos anos.