Por muito tempo, o turista vindo do Brasil teve entrada vetada em vários países devido à alta incidência do coronavírus e à circulação de variantes. Com a melhora nos números, algumas nações reabriram suas fronteiras para turistas vindos do Brasil, aceitando diversas vacinas e mesmo que eles não possuam passaporte europeu, visto ou autorização de residência de algum país da União Europeia (UE) ou do Espaço Schengen.

Vale ressaltar que ainda que um turista vindo do Brasil totalmente vacinado consiga desembarcar em alguma das nações que reabriram suas fronteiras, não é garantido que ele conseguirá transitar por outros países da União Europeia ou do Espaço Schengen.

Isso porque cada nação tem suas regras específicas para quem esteve nos últimos dias em um país de alto risco, como o Brasil. Se for o caso, o viajante brasileiro deverá ainda observar as regras da nação europeia onde realizará escala para chegar ao seu destino.

Para todas as pessoas com doze anos de idade ou mais a princípio existem os seguintes requisitos de comprovante: Os viajantes devem apresentar um comprovante de vacinação.

As pessoas não vacinadas só podem viajar caso se aplique uma das isenções das restrições de entrada atualmente válidas listadas abaixo e precisam apresentar comprovante de um resultado negativo do teste PCR/antígeno. O esfregaço do teste PCR não deve ter mais de 48 horas no momento da partida. No caso de testes de antígeno, o esfregaço não deve ter sido feito há mais de 48 horas antes da entrada.

Não há obrigação de quarentena. 

E Portugal?

O governo português liberou a entrada de turistas brasileiros no país europeu. Com a flexibilização, passageiros do Brasil podem entrar no país europeu e não precisam fazer quarentena após a chegada.

Quem não está totalmente vacinado ou possui apenas uma das duas doses necessárias precisa mostrar um teste negativo de covid-19: o teste de antígeno deve ser feito até 24 horas antes do embarque; e o teste de PCR deve ser feito até 72 horas antes do embarque para o país europeu. O passageiro deve também preencher o formulário onine “Passenger Locator Card”.

Já os passageiros que possuem um certificado digital de vacinação reconhecido como equivalente ao Certificado Digital Covid da UE (como o ConecteSUS, do Ministério da Saúde do Brasil) com o esquema de vacinação primário ou a aplicação de uma dose de reforço também podem entrar no país europeu. Eles estão dispensados de apresentar teste de covid-19.

As seguintes vacinas são aceitas em Portugal: Pfizer-BioNTech, Novavax, Moderna, AstraZeneca, Janssen (Johnson&Johnson), Sinopharm, Coronavac e Covaxin.

As regras valem para quem tem Portugal continental como destino final ou trânsito. Os resultados do teste deve ser em português, francês, inglês, espanhol ou italiano, e pode ser apresentado em papel ou formato digital. As únicas exceções para a não apresentação do teste de covid-19 são: viajantes que possuam um certificado de recuperação de covid-19 da União Europeia (válido por 180 dias) e crianças com menos de 12 anos.

Mais detalhes sobre as regras de entrada em Portugal podem ser encontrados nosite da Embaixada de Portugal no Brasil. 

Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!

Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.