Sabia que na Europa, o seguro viagem é uma proteção obrigatória para os viajantes? O velho continente fez um acordo com muitos dos seus países sobre a segurança dos turistas que visitam os países europeus, através do Tratado de Schengen. Além de ser obrigatório, há a exigência de ter a cobertura de, no mínimo, 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares. Mas não se assuste, pois, geralmente, a contratação do seguro não é tão cara e pode evitar gastos elevados durante a viagem.

Afinal, o que mudou após a pandemia para 2021? Quais os melhores seguros? Quais devemos considerar? Como encontrar o seguro ideal? Vamos entender um pouco mais sobre o assunto no artigo de hoje, confira!

O que é o seguro de viagem?

O seguro de viagem é um serviço essencial usado para cobrir gastos caso ocorra algum imprevisto durante a sua viagem, seja por problemas de saúde, ou, até mesmo, de extravio de bagagem ou outros problemas. Imagine só: você está em Lisboa, e, por exemplo, quebra o seu dedo. O valor que você gastaria em euros com médicos seria bem alto! Ainda mais que a maioria dos países do continente não cobrem despesas médicas de estrangeiros. Com a contratação do plano, toda a despesa seria paga pela empresa.

Quanto custa o seguro para Europa?

O valor da contratação do seguro depende de diversos fatores, desde a seguradora, quantos dias de viagem, o local e, além disso, até a cobertura oferecida. É preciso analisar todos os detalhes para contratar o plano com melhor custo-benefício e que atenderá todas suas necessidades.

O que mudou após a pandemia?

Após a pandemia, o cuidado com a saúde e segurança dos turistas se tornou ainda mais necessária e a entrada em alguns países mais burocrática. Agora você precisará contratar um seguro de viagem que cobre os gastos com COVID-19. Não é todo seguro de viagem que tem esse item na sua cobertura, portanto é importante observar se a apólice do seguro contratado tem essa opção.

Em seguida, pesquise se o país que você visitará está aceitando brasileiros. Se sim, você deverá comprovar, através de exames, que você não está carregando o vírus. Caso a pessoa já estiver vacinada, será necessário comprovar através da carteirinha de vacinação.

Muitos países também estavam exigindo que o teste rápido de COVID-19 fosse realizado e somente após o resultado do exame liberar a pessoa para entrar no país. Por exemplo, já aconteceu de pessoas esperarem alguns dias para ter o resultado, ficando restrita a sua entrada no país.

Caso o viajante contrai a COVID-19 durante a viagem, vai precisará de amparo médico e o seguro de viagem ajudará a cobrir as despesas médicas e hospitalares.

Onde fazer seguro viagem para Europa?

Você pode contratar o seguro diretamente no site das seguradoras, com agências de viagem ou além disso, através dos comparadores de seguro. Confira algumas opções confiáveis de onde realizar a contratação (e que atendem toda a Europa):

  • Compara;
  • Real Seguro Viagem;
  • Assistente de Viagem.

Em Caso de Emergência, Como Acionar o Seguro Durante a Viagem?

Você pode acionar o seguro através do telefone, WhatsApp, e-mail, aplicativo de celular e até meso SMS, depende da empresa e plano contrato (mas essas são as opções mais conhecidas).

Se após a contratação do seu seguro, você ainda ficar com alguma dúvida, certamente vale a pena conferir a apólice e conversar com a seguradora.

Pessoas com Cidadania Europeia precisam de Seguro Viagem?

Não. Ou seja, é obrigatório apenas para aqueles que não possuem cidadania europeia nem vivem legalmente no continente europeu.

Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!

Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.