O assunto de se mudar para Portugal tem se tornado muito falado nos últimos meses. Cada vez mais, os brasileiros estão em busca de melhores condições de vida, segurança e melhores salários. Aliás, você sabe quais são os requisitos para conseguir morar legalmente em Portugal? No artigo de hoje falaremos sobre os tipos de vistos e cidadanias portuguesas. Confira: 

Primeiro passo

O primeiro passo, antes mesmo de você planejar sua mudança, é se planejar financeiramente e organizar a documentação. Guarde dinheiro, pesquise sobe valores dos vistos portugueses, alugueis, custo de vida do local, separe seus documentos e tenha tempo para preparar tudo, já que o processo do visto/cidadania costuma ser burocrático, podendo levar meses até estar tudo pronto. Para mudar de país legalmente, você precisará de:
– Passaporte válido;
– Visto ou cidadania portuguesa;
– Planejamento financeiro.

Tipos de Cidadania Portuguesa

Segundo uma mudança na Lei da Nacionalidade em Portugal, netos de portugueses podem solicitar a cidadania diretamente. Filhos de portugueses, cônjuges ou união estável há mais de 3 anos com um português também têm esse direito, assim como estrangeiros que vivem legalmente no país há 6 anos ou mais. Existem diversos tipos de cidadanias Portuguesas, confira abaixo algumas delas: 
– Cidadania para Filho de Português;
– Cidadania para Neto de Português;
– Cidadania para Cônjuge de Português;
– Cidadania para Residentes em Portugal;
– Cidadania para Judeu Sefardita;
– Convolação de Cidadania.

Você pode conferir se tem direito a Cidadania Portuguesa aqui

Tipos de vistos portugueses

Caso você não tenha direito a cidadania, você pode recorrer aos vistos portugueses. São diversas opções e você pode escolher qual se encaixa melhor nos seus planos. Confira: 

Estudante

Para aqueles que pretendem residir em Portugal com interesse de estudos, poderão solicitar a autorização de moradia através do visto de estudante após ter sido admitido na instituição de ensino pretendida e estar devidamente matriculado. A primeira parte do processo é feita no Brasil, no consulado ou embaixada. Se o período a ficar em Portugal for inferior a um ano, deverá ser solicitado autorização de estadia temporária, porém, se for superior a um ano o período dos estudos, deverá ser solicitado a autorização de moradia.

Para trabalhar

No caso do visto de trabalho, a empresa é parte ativa no processo da solicitação de visto. Esse visto exige que o candidato tenha uma promessa de trabalho de uma empresa com sede em Portugal. Assim como o visto de estudante, o visto de trabalho precisa ser trocado por uma autorização de moradia que permite o exercício de atividade profissional.

Para empreender

O visto para empreendedores não exige capital social mínimo, apenas um plano de negócio e investimento. O interessado deve abrir uma empresa no país, o que custa em torno de 200 euros. Para a obtenção desse visto, deverão ser preenchidos os requisitos exigidos. Também será discutida a relevância que o empreendimento tratá para a econômica de Portugal.

Aproveitar a aposentadoria

Para aqueles que querem aproveitar a aposentadoria, esse visto é uma ótima opção para morar legalmente em Portugal. Para o obterem, precisam apresentar um comprovante de residência, seguro de saúde com validade internacional e comprovar o recebimento de um rendimento estável maior do que o salário mínimo nacional (atualmente 700 euros). 

Terminou de ler o artigo? Agora é hora de colocar o seu sonho em prática! Pegue um papel e anote quais são os próximos passos que você tem que dar para conseguir morar legalmente em Portugal, estipule datas e metas. Garantimos que vai valer a pena 😉