Visitar Portugal é um sonho para muitos brasileiros por conta das suas belas paisagens, rica história e cultura, além da gastronomia que é um verdadeiro deleite para o paladar. Com a pandemia do Covid-19, muitas restrições foram impostas e as viagens ficaram limitadas. Contudo, a boa notícia é que desde o começo deste mês, Portugal facilitou a entrada de visitantes estrangeiros e deixou de exigir a apresentação de testes negativos do tipo RT-PCR ou Antígeno. O país também deixou de exigir o comprovante de vacinação da Covid ou atestado de recuperação. Resumindo, não é necessário mais nenhum documento ou comprovante em relação à pandemia para viajar para Portugal.

Porém, se o seu objetivo é seguir para outro destino depois da sua passagem por Portugal, é preciso verificar as regras do país de destino. Afinal, as regras de imigração que sempre existiram antes da pandemia continuam valendo, e é preciso estar atento para não chegar despreparado.

Antes de embarcar, é importante verificar se você está portando os documentos necessários para a sua viagem. A lista inclui o passaporte com validade mínima de 6 meses além da duração da sua viagem, um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros, comprovação financeira indicando que você pode se manter em Portugal durante a sua viagem, com dinheiro ou cartões de crédito ou débito internacionais, comprovante do vínculo de trabalho com o Brasil, podendo ser uma carta do empregador ou até mesmo o comprovante de imposto de renda, passagem aérea de retorno, e comprovante de hospedagem ou carta convite.

Além disso, é importante estar atento às medidas de segurança sanitária durante a viagem, como o uso obrigatório de máscara em lugares públicos e a higienização frequente das mãos.

E quando chegar a hora de voltar ao Brasil, a boa notícia é que o exame RT-PCR ou Antígeno para regresso ao Brasil não é mais necessário, assim como o preenchimento da autorização de viagem da Anvisa.

Por fim, é sempre bom lembrar que a situação da pandemia pode mudar a qualquer momento, e é importante estar atualizado sobre as normas e recomendações dos governos locais e das autoridades sanitárias para garantir uma viagem tranquila e segura. Viajar para Portugal pode ser uma experiência incrível, desde que tomadas as devidas precauções. Então, não deixe de se preparar e boa viagem!

Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!

Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.