Se você deseja aproveitar a aposentadoria, adquirir mais qualidade de vida e ter a experiência de viver em outro país, confira este artigo! 

Portugal está no topo da lista de países preferidos entre os brasileiros para morar no exterior, alguns dos motivos são oferecer um clima ameno, tranquilidade e saúde pública de qualidade, além de ser um local lindo e repleto de belas paisagens. Porém, há uma dúvida em comum entre as pessoas com mais de 60 anos que migram para o país: é possível conseguir trabalho sendo aposentado? Existem alguns pontos que precisam ser esclarecidos, como o visto e as limitações, mas sim: é possível.

Uma das maneiras de se mudar para Portugal sendo aposentado, é com o Visto D7. Se você se mudar para com esse visto, não é possível continuar trabalhando. Ele é concedido para quem comprova rendimento no Brasil, suficiente para arcar com as despesas em Portugal. Por isso, não permite atividade de trabalho. Porém, se você escolher outro visto ou até mesmo possuir cidadania portuguesa, não existe nenhum impedimento para exercer atividade profissional. 

Há empregos para aposentados em Portugal?

Portugal tem uma das mais altas taxas de idosos acima de 65 anos que ainda estão no mercado de trabalho. Segundo pesquisas, 11,3% da população com mais de 65 anos ainda está no mercado de trabalho, sendo um dos mais elevados da Europa. Portanto, sim, existem ofertas de emprego em Portugal voltadas para o público com mais de 60 anos. Você pode encontrar algumas vagas no Google, pesquisando por “empregos para reformados”. 

A maioria das ofertas de empregos para aposentados em Portugal são de meio período, sendo uma maneira de trabalhar sem sobrecarga. Mas vale ressaltar que, assim como em outros países, conseguir emprego após os 60 anos pode ser uma tarefa difícil e ao considerar o cenário de um imigrante, a dificuldade para encontrar trabalho se torna pior. 

Não quer dizer que seja impossível, mas pode ser uma tarefa exaustiva. Prepare seu currículo, foque nas áreas que você possui experiência e procure trabalhos que você esteja disposto a ter em Portugal. Você pode começar procurando algumas vagas antes mesmo de se mudar para lá, assim já se muda para Portugal com um emprego garantido 😉