O Castelo de São Jorge é um dos pontos mais marcantes da capital portuguesa. Esse ponto turístico é uma das construções mais antigas da cidade, sendo possível vê-lo de muitas áreas, e possui uma história de mais de 8 séculos, com guerras e lutas que marcaram a Lisboa!
Ele foi construído para proteger a cidade dos romanos, sob a invocação de São Jorge, um mártir ao qual muitos guerreiros dedicavam sua devoção. Quando Lisboa se tornou capital do reino, em 1255, o Castelo se elevou a Paço Real e mais tarde Paço da Alcáçova, além de palácio de bispos e outras funções, como forte militar. Foi nessa época que Vasco da Gama foi recebido quando descobriu o caminho para a Índia.
Mas tudo mudou em 1755, com o grande terramoto que devastou Lisboa. A residência real desceu as colinas de Alfama em direção à Ribeira e, assim, o castelo de São Jorge caiu em ruínas. Apenas em 1990 o local foi completamente restaurado e aberto à visitação.
A vista do Castelo
Do miradouro do Castelo de São Jorge avistamos toda a Baixa, o Bairro Alto, a Praça do Comércio, a ponte 25 de Abril e se os olhos se cansarem podemos avistar até Belém. Com certeza a melhor vista da capital portuguesa e se ainda não se apaixonou pela cidade das 7 colinas, agora é a hora.
Mais adiante atravessamos o Arco de São Jorge e entramos na fortaleza de pedra. Um enorme complexo de muralhas, torres, pátios e salões medievais que guardavam os tesouros de Portugal e colocavam o ouro do Brasil nesta lista. Suba até a torre mais alta, com 110 metros de altura, onde ficavam as joias da coroa portuguesa. Porque é o ponto mais alto do castelo e o mais inacessível aos invasores.
No centro do castelo, um grupo de atores encena uma batalha medieval, todos vestidos de personagens, claro. O passeio pelas muralhas é o ponto alto da visita e a cada esquina uma vista mais bonita. Olhe pelas rachaduras na pedra que já foi alvo dos ataques muçulmanos que devastaram Lisboa entre 1179 e 1183, muito antes da chegada dos portugueses ao Brasil.
Se bater a fome, dentro das muralhas do castelo existe um excelente restaurante, a Casa do Leão, a comida é boa e a bebida melhor ainda. O preço? Bem, como esperado, mais salgado que o bacalhau cru! Vale a pena jantar dentro de um castelo, pois a comida nas várias tabernas no final do beco é muito melhor.
Como chegar?
Não existe um caminho exato para chegar lá, ja que existem diversas opções. Você pode pegar um táxi, Uber ou tuk-tuk para levá-lo pelas ruas secundárias, mas a melhor opção é ir conhecendo a cidade a pé até chegar no local.
O ponto de partida é a Rua da Madalena, de onde partem várias vielas. Siga pela Costa do Castelo até à Rua Bartolomeu de Gusmão, vire na Rua Chão de Freira e pronto, chegou ao Castelo de São Jorge
Atente-se aos horários de visitação
O Castelo de São Jorge abre todos os dias das 10h00 às 20h00 na primavera e verão. Já no outono e inverno, abre das 9h às 18h. A última entrada é 30 minutos antes do horário de fechamento. A entrada custa 10 euros e pode ser adquirida no site oficial
Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!
Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.