Se você gosta de roteiros históricos, a Quinta da Regaleira em Portugal foi considerada um dos patrimônios da UNESCO e não pode ficar fora do seu roteiro de viagem. 

Considerado um clássico da arquitetura mundial, conhecido também como Palácio do Monteiro dos Milhões a propriedade data de 1697 e teve como uma de suas donas a Baronesa de Almeida. Comprada em 1892 pelo brasileiro Dr. Antonio Augusto de Carvalho Monteiro, a construção do palácio foi pensada juntamente com o arquiteto e cenegrafista italiano Luigi Manini, que se tornou braço direito de Carvalho Monteiro. 

Carvalho Monteiro era um grande amante de Camões, bibliógrafo e maçon, o palácio foi planejado e construído exatamente a gosto e conceito de vida de seu dono. Com predominância de estilos como neomanuelino e renascentista o Quinta da Regaleira também possui elementos de temas esotéricos relacionados a alquimia, maçonaria, templários rosa-cruz, moldes do Jardim do Éden e com referências a mitologia grega. 

Uma das construções que mais chama atenção dentro do palácio é a torre invertida. Uma galeria subterrânea com escada espiral dividida em nove patamares e separadas por 15 degraus cada onde é possível descer até o fundo do poço, podendo ser acessada de cima caminhando por uma trilha dentro da propriedade  ou por um dos túneis que dão acesso à torre. Diz a lenda que a divisão das escadas são uma referência a Divina Comédia de Dante podendo representar o inferno, paraíso ou o purgatório, no fundo do poço também é possível visualizar uma rosa dos ventos sob uma cruz templária, fazendo alusão a Ordem Rosa – Cruz. 

Lembrando que a torre está ligada a diversas outras passagens nas quais você pode visitar. Caso você tenha interesse em explorar os túneis, o ideal é sempre levar uma lanterna ou ir acompanhado de um guia que possa te contar um pouco da história do local. 

Outro lugar incrível para conhecer dentro do palácio é o portal dos guardiões, que é considerado uma das construções mais bonitas dentro do complexo. Construído como uma espécie de terraço, foi onde Monteiro Carvalho criou um teatro particular, tendo espaço para o público e uma acústica incrível. Por todo o complexo teatral, é possível identificar criaturas referentes à mitologia.

Rodeada por jardins, lagos e grutas, a Quinta da Regalia tem uma paisagem incrível com muita coisa para desvendar e sentir, o palácio possui muito simbolismo. 

Como chegar? 

É possível pegar transportes no centro de Sintra como o ônibus 435, que sai de 30 em 30 minutos, se você estiver em Lisboa, pode fazer o percurso até Sintra de trem e de lá pegar um ônibus ou táxi. O centro tem bastante trânsito, mas é possível ir de carro e uma das opções de estacionamento é no parque, porém a distância entre ele e a quinta é de 1km sendo um pouco cansativo se você está indo com crianças pequenas. 

As visitas podem ser guiadas ou livres. Na opção guiada é possível alugar um audioguia com mais de 5 traduções disponíveis, versão para crianças e versões com audiodescrição em língua de sinais portuguesa. A visita guiada acontece em dois horários fixos sendo às 10h e às 14h de terça a sábado. Os bilhetes para entrada podem ser adquiridos até 10min antes da entrada, na bilheteria que fica dentro do palácio e ao comprar o bilhete, você recebe um mapa para conhecer melhor cada pedaço desse paraíso. Para reservar com antecedência somente para grupo com 10 pessoas. É possível almoçar, jantar ou somente tomar um chá com uma vista incrível dentro do Palácio que possui uma cafeteria e restaurante chamado Coisas do Vinho ideal para uma passadinha para descansar.

Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!

Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.