Praça do Comércio, comumente conhecida como Terreiro do Paço, é considerada a praça mais importante de Lisboa, sendo porta de entrada para o comércio em Portugal. 

Situado próximo ao rio Tejo, o espaço que antigamente foi ocupado pelo Palácio dos Reis de Portugal e por sua biblioteca com mais de 70 mil livros e centenas de obras de arte, por cerca de dois séculos, hoje se encontra a Praça do Comércio. Considerada um símbolo histórico por ter presenciado eventos como o fim da união ibérica, após o terremoto de 1755 praticamente toda a cidade se reduziu a escombros, tendo perdido documentos importantes como as numerosas cartas sobre o descobrimento do Brasil, foi nesse cenário que a praça foi reconstruída. 

Sua construção foi finalizada em 1873, e se tornou a principal porta de entrada para o comércio marítimo com mercadorias do mundo todo. Hoje, o vasto espaço é usado para grandes eventos culturais e espetáculos. 

O que fazer na praça do comércio?

É uma das maiores praças da Europa com seus 36.000 m2 onde rodeada de casas históricas projetadas pela equipe do Marquês de Pombal e que ainda hoje permanecem em sua cor originária, atualmente os edifícios em torno da praça estão ocupados por ministérios portugueses e departamentos governamentais que dividem espaço com cafés, bares, restaurantes, lojinhas e museus sendo um deles um museu interativo que conta história de Lisboa. 

Ao centro, fica a estátua em homenagem a de D. José I a primeira de Portugal no estilo cavalaria (equestre), importante português que governava na época em que o terremoto devastou a cidade, que foi erguida em 1775 toda em bronze. Próximo à margem do rio, está a estação fluvial Cais de Sodré, de onde saem os barcos em excursões no rio Tejo. 

Uma das atrações é o café Martinho da Arcada que é o café mais antigo da cidade e um dos preferidos de Fernando Pessoa e onde em 1835, no Outono, tomou um de seus últimos cafés. 

No lado norte da praça, é onde encontra-se o Arco Triunfal da Rua Augusta que representa a reconstrução de Portugal, um ponto turístico muito conhecido e visitado em Lisboa sendo possível visitar o topo do arco e certamente um dos lugares mais bonitos para admirar o pôr do sol. Junto ao Rio Tejo vemos o Cais das Colunas uma antiga entrada de honra da cidade, que já recebeu visita de Rainha Elizabeth na década de 1950

Curiosidades sobre a Praça:

  • Em 2010, mais de 200 mil pessoas assistiram a uma missa que foi celebrada pelo Papa Bento XVI na praça.
  • Foi por muitos anos a principal residência da monarquia portuguesa na era dos Descobrimentos.
  • Foi na Praça do Comércio, em 1908, que o rei D. Carlos e o príncipe herdeiro D. Luís Filipe, foram assassinados a tiros em uma emboscada.

Como chegar

Se você estiver na região central de Lisboa, conhecida como baixar, basta seguir reto pela Rua Augusta até estar de encontro com o arco. Entretanto, o acesso também pode ser feito através da estação de trem 

A Praça do Comércio, é considerada um dos principais cartões postais de Lisboa, então não deixe de visitar, é possível organizar todo seu roteiro de viagem a partir da praça e até mesmo encontrar passeios em grupo para fazer por toda Portugal. Terá a oportunidade de admirar o horizonte a perder de vista através do Rio Tejo e ainda terá oportunidade de apreciar um pouco da cultura local com muita música, arte e comida boa. Poderá planejar sua viagem para comemorar o dia de Portugal e de Camões, onde as celebrações são realizadas na praça.

Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!

Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.