Cada vez mais brasileiros estão vivendo o sonho de morar na Europa. Mas entre tanta burocracia e papelada, muita gente não conhece a diferença entre visto e autorização de residência nos países europeus. Embora sejam conceitos parecidos, são documentos diferentes que os imigrantes podem precisar tirar em algum momento do processo de mudança. Acompanhe o artigo para saber o que é cada um e para que servem.

Se você já se deparou com as expressões: visto e autorização de residência e não soube dizer se há diferença entre elas, vamos te explicar aqui que existe sim diferença entre visto e autorização de residência para Portugal e é importante você saber disso para poder morar em terras portuguesas tranquilamente.

O que é autorização de residência?

A autorização de residência seria um equivalente ao documento de identidade nacional do estrangeiro residente em determinado país europeu.

É um cartão com sua foto, nome, número de identificação fiscal e outros dados importantes. Ela se torna, então, o seu principal documento na Europa, e tem validade variada.

Quem tem visto, vai substituí-lo pela autorização de residência nos primeiros 3 ou 4 meses que entra no país europeu.

A organização que trata do processo da autorização de residência já não é, portanto, o consulado. Para conseguir esse documento, você vai ter que marcar e comparecer a uma entrevista no órgão de imigração mais próximo do seu novo endereço na Europa.

Principais tipos de autorização de residência

Assim como o visto, a autorização de residência nos países europeus pode ser temporária ou permanente. Isso vai depender de quanto tempo a sua atividade no país europeu vai durar, há quanto tempo você está lá, e suas regras. Pode durar de 1 a 5 anos, e precisa ser renovada ao final dos períodos.

Mas, para uma autorização de residência ser concedida a uma pessoa estrangeira, deve haver um motivo para tal. Assim como com os vistos.

Portanto, assim como no caso dos vistos, a autorização de residência nos países da Europa pode ser concedida devido a estudos, trabalho, investimento, casamento, etc.

Precisa solicitar a autorização de residência mesmo com visto?

Isso vai depender de quanto tempo você planeja ficar naquele país. Se quiser morar no país por mais de 90 dias, sim.

Se for passar menos de 90 dias e tiver passagem de volta marcada, não precisa. Por exemplo, se for só passear, participar de um congresso ou fazer um curso curto. Os países da União Europeia e Espaço Schengen têm acordos que permitem a livre circulação de pessoas em seus países. Então, ter um visto para um país membro, te permite circular livremente entre territórios por 90 dias.

O que é o visto?

O visto é um documento que te dá permissão para entrar em território estrangeiro e passar lá um período maior que 90 dias. Ele é obtido nas embaixadas ou consulados, ou serviços como a VFS Global. O visto fica colado no seu passaporte tem validade de 3 ou 4 meses, até você entrar no país e o trocar por uma autorização de residência.

Para conseguir um visto, você precisa cumprir com os pré-requisitos dos programas da embaixada do país que você quer ir. Ou seja, precisa se encaixar em algum dos vistos que o governo local oferece.

Principais tipos de visto

Os vistos nos países europeus podem ser de longa ou curta duração. Tudo depende da atividade que você exercerá lá.

Embora haja diferenças entre as leis dos países, geralmente os vistos que brasileiros podem tirar são vistos de:

  • Estudante do ensino superior;
  • Trabalho subordinado ou independente;
  • Atividade altamente qualificada ou pesquisa científica;
  • Empreendimento;
  • Detentores de renda passiva;
  • Investimento;
  • Reagrupamento familiar ou casamento.

Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!

Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.