Portugal é um país repleto de história, cultura, arte, e uma qualidade de vida incrível. É considerado um dos países mais seguros para se viver no mundo, além de ter uma das educações que mais crescem na Europa. Esse monte de atrativos faz com que muitos brasileiros se mudem para lá.

Mas sabemos que morar fora de seu país de origem, seja por pouco tempo ou por anos, não é uma escolha fácil. O primeiro ano em solo estrangeiro vem como uma onda de sentimentos e novidades. Receber e filtrar tudo isso requer mente aberta e bastante paciência.

 Confira nesse artigo 5 dicas que podem te ajudar na adaptação em Portugal:

Explore o local

Conheça o bairro, a cidade, as localidades vizinhas e o país. Aproveite que viajar por lá é barato e o país é pequeno. Portanto, depois de se instalar, faça caminhadas frequentes pela cidade, descubra novos caminhos para os locais que frequenta, experimente todos os transportes, aproveite os finais de semana para conhecer os arredores e, sempre que puder, viaje pelo país.

Portugal tem muitas riquezas culturais espalhadas pelo seu mapa 🙂

Aprecie o novo estilo de vida

O estilo de vida dos portugueses pode ser um choque se você está acostumado com a correria do Brasil. Eles levam uma vida mais calma e leve, portanto, provavelmente você terá que desacelerar sua vida. Uma vida sem pressa. Inclusive, algumas coisas fecham no almoço, como na Espanha.

Faça novas amizades

Se você for morar nas grandes cidades portuguesas, certamente vai notar o alto volume de estrangeiros que também vivem por ali. Busque por atividades e grupos relacionados aos assuntos de seu interesse para se integrar com esses estrangeiros mas, sobretudo, com portugueses. Dessa forma, você poderá compreender melhor as raízes do povo, com as pessoas locais, e as diferentes formas de adaptação, com as pessoas de fora.

Não se assuste com a língua

Quando você pensa em se mudar para Portugal, a última coisa que deve se preocupar é com a adapção do idioma, certo?

Apesar de falarmos a mesma língua, a semântica das palavras e o sotaque são coisas quem podem dificultar o entendimento nas primeiras semanas, mas não se preocupe porquê esse susto passa rápido. Aliás, ter algumas “aulas” com brasileiros que já moravam por lá pode te ajudar nesse processo.

Lidando com a saudade

A tecnologia é a nossa maior e melhor aliada. Graças a ela, conversamos todo dia com as pessoas que a gente ama via Facetime, Discord, Whatsapp, Instagram, fazendo parte da vida de todos e levando um pouco da nossa experiência por meio da câmera. Essa sensação de estar presente na vida de quem amamos é incrível.

Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!

Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.