Toda hora é uma boa hora para viajar para a Europa, então que tal já começar a organizar sua documentação para quando chegar o grande dia?

Uma dúvida frequente dos viajantes é quais documentos são exigidos. Você sabia que a União Europeia exige documentos que são obrigatórios para a entrada nos países que fazem parte do Tratado de Schengen?

Para que sua viagem de férias ou mochilão não tenha problemas, nós vamos te ajudar a organizar todos os documentos e até mesmo comprovantes de vacinação que precisam ser apresentados na imigração. Confira!

Passaporte válido

É essencial e obrigatório ter um passaporte válido para entrar na Europa. A data de validade do documento deve ser de 90 dias ou mais depois da data prevista para o retorno de sua viagem, de acordo com as determinações do Tratado de Schengen.

Você pode renovar o seu passaporte, ou emitir um novo, no site da Polícia Federal. É super fácil e rápido. Você precisa agendar um horário, levar os documentos descritos no portal da Polícia Federal e depois esperar cerca de 20 dias para retirar o seu novo.

Seguro viagem

Graças ao Tratado de Schengen, existe a política de abertura das fronteiras para livre circulação de pessoas na Europa entre os países membros. Para os turista, isso quer dizer que não haverá nem mesmo imigração entre um país e outro desse grupo. Você fará a imigração apenas uma vez, no aeroporto de chegada à região de Schengen.

Mas se você vai viajar para algum desses países, o seguro viagem é um item obrigatório que consta na lista de o que precisa para viajar para Europa. Segundo as regras do Tratado de Schengen, os brasileiros que viajem para a Europa precisam contratar um plano de seguro viagem com cobertura mínima de despesas médicas e hospitalares de 30 mil euros.

Passagem de Ida e Volta

É necessário apresentar uma passagem de ida para a Europa e volta para o Brasil (ou outro destino fora da Europa). Além disso, se for viajar dentro do território europeu, precisa apresentar as passagens dos trechos também.

A imigração européia não aceita brasileiros que viajam, sem visto de permanência longa ou sem passagem de volta. Se você não tem certeza ainda quando voltará, uma dica é comprar uma data de retorno com opção de “mudança flexível” com a companhia aérea. Você paga um pouquinho mais pela passagem, mas se precisar mudar a data de sua passagem, uma vez lá, não vai precisar pagar preços exorbitantes pela troca.

Comprovante de reserva paga em hotel ou carta-convite

Um dos documentos para entrar na Europa, que muita gente acaba esquecendo, é o comprovante de reserva em hotel ou carta-convite. Esse comprovante é um dos mais exigidos pelos agentes da imigração durante a entrevista. É preciso apresentar um dos dois documentos que comprovam onde você ficará enquanto estiver no velho continente.

Comprovação de recursos financeiros para a viagem

Para entrar na Europa, é preciso comprovar que você tem recursos financeiros para se manter durante a viagem. Os valores mínimos são de aproximadamente 60 euros por dia ou 600 euros por até 90 dias de viagem.

Você deverá ter esse valor em dinheiro, cheques de viagem ou certificado bancário. Se for usar cartões de crédito, é preciso solicitar uma carta (que deve ser impressa) do banco especificando o limite do cartão.

Teste negativo de Covid-19

Desde abril de 2021, os países europeus que estão recebendo brasileiros exigem que o viajante vindo do Brasil apresente resultado negativo de PCR, feito em, no máximo, até 72 horas antes da viagem.

Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!

Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.