O café português é uma paixão nacional e é coisa séria para os portugueses. Existem muitas formas de apreciar do que o servido no Brasil, afinal, existe um nome para cada tipo de café, quer leve mais ou menos leite, ou apenas espuma de leite, quer seja bebido em chávena pequena ou grande ou ainda em copo de vidro.
Portugal não é o maior consumidor de café do mundo, tampouco da Europa. Mas, apesar de os números colocarem o país lá no fim do ranking das 20 nações que mais bebem um cafezinho, a sensação que temos quando anda por qualquer cidade do país é que os portugueses são movidos a cafeína.
Para que não fiques confuso na hora de pedir um café ao balcão, aqui fica um guia para os principiantes no mundo do café português:
Abatanado
Na realidade, é apenas um café longo com mais água, servido numa chávena grande, igual à da meia de leite.
Café, bica ou cimbalino
É o tão famoso café expresso. Uma bica, se for no sul, ou um cimbalino, se for no norte. Bebe-se nas típicas chávenas de café e pode ser normal, cheio ou curto. É o verdadeiro shot de cafeína!
Café com cheirinho
É, nada mais nada menos, do que um café e um bagaço e bebe-se como se fosse um digestivo, após as refeições.
Café duplo
Para quem precisa não de um shot, mas sim de dois! Numa chávena grande, tiram-se dois cafés.
Café pingado
Aqui a diferença para o garoto está no leite. Como o nome indica, no café pingado há apenas e só um pingo de leite frio.
Café sem princípio
Põe-se o café moído na máquina, deixa-se sair o início do café, que é onde mais está concentrada a cafeína, e só depois se enche a chávena. Digamos que é um café mais light.
Carioca
É exatamente um segundo café, tirado com o mesmo café moído. O resultado é uma chávena com café mais claro, aguado e muito fraco.
Galão
Servido num característico copo de vidro, o galão é café com leite. Aliás, mais leite do que café até. Acompanha perfeitamente com uma torrada e é a bebida ideal para qualquer pequeno-almoço ou lanche.
Garoto
É um café curto, servido numa chávena normal onde é acrescentado leite ou espuma de leite.
Descafeinado
Este é fácil, é um café com menos cafeína e pode ser curto, normal ou cheio, tal como a bica.
Italiana
Quando o café é curto, mas muito curto mesmo, chama-se italiana!
Meia de leite
É também café com leite, mas em proporções iguais e servido em chávena grande.
Mazagran
Imagina-te em pleno verão, sob o sol forte lisboeta, numa esplanada virada para o rio. O que pedir? Mazagran, o melhor refresco de café.
Há muitas variações por todo o mundo mas, por cá, o mais comum é servirem um expresso por cima de pedras de gelo, com uma rodela de limão e umas folhas de hortelã. Uma maravilha.
Se achas que a lista já vai longa, agora acrescenta-lhe em chávena fria, normal ou escaldada. Com açúcar, adoçante ou sem nada. Com mais ou menos espuma de leite, canela ou chocolate em pó.
Café sem açúcar ou adoçante é mais comum em Portugal
Uma curiosidade: poucas pessoas bebem café com adoçante, hábito muito mais comum no Brasil. Aqui, ao pedir o café, vai receber com um pacotinho de açúcar no pires e, vez ou outra, uma balinha (ou rebuçado, como falam por aqui). Mas eu prefiro mesmo é tomar junto com um pastel de nata, combinação bastante presente nos cafés daqui. O “combo” café e nata quase sempre tem um preço especial nos bares e padarias.
Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!
Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.