Até o início de outubro/2021, são 10 países que exigem a realização de um teste contra a covid-19 como requisito para entrada. A regra que vale para a maioria é que o teste seja feito antes do voo.

Já posso viajar para a Europa?

Mesmo com o avanço da vacinação, é complicado afirmar quando tudo voltará à normalidade.

Alguns países estão com as fronteiras abertas para brasileiros (vacinados ou não), mas de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), devemos evitar viajar durante a pandemia, para evitar correr riscos. Já o Ministério da Saúde no Brasil orienta que as viagens internacionais sejam feitas somente em caso de necessidade.

É preciso ter bastante atenção para viagens ao exterior, tendo em vista que as restrições de entrada mudam com frequência.

Portugal

O país retirou a necessidade de quarentena a quem chega do Brasil e passou a admitir viagens não essenciais. Basta apresentar comprovante de realização de teste laboratorial molecular (RT-PCR) ou teste rápido de antígeno com resultado negativo, feito nas 72 ou 48 horas antes do embarque.

Outros países abertos na Europa são: Albânia, Armênia, Bélgica, Croácia, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Islândia, Liechtenstein, Portugal, República Tcheca, Romênia, Sérvia, Suíça e Ucrânia.

Para os não vacinados, a maioria dos países ainda está exigindo que seja cumprida uma quarentena de 10 a 15 dias.

França e Alemanha

O Brasil foi retirado da lista das áreas consideradas de alto risco, portanto, brasileiros que foram vacinados com a CoronaVac ou que ainda não completaram sua imunização, não precisam mais realizar quarentena para entrar na Alemanha. A única exigência, conforme falamos acima, é apresentar um teste negativo realizado 72 horas antes da viagem.

As autoridades no controle da fronteira, ou a Polícia Federal alemã, exigirão o Certificado Covid Digital UE ou um comprovante similar de vacinação (como o ConecteSUS) digital ou em papel nos idiomas alemão, inglês, francês, italiano ou espanhol.

Já a França demanda comprovação da conclusão do ciclo vacinal com imunizante autorizado pela autoridade europeia, além de uma declaração de que não tem sintomas da covid-19.

Imunizantes aceitos

A Agência Reguladora de Medicamentos da União Europeia (EMA) considera que apenas viajantes imunizados com vacinas da AstraZeneca, Pfizer/BioNTech, Moderna e Janssen podem obter o passaporte de vacinação e entrar no bloco. Os países, no entanto, não precisam seguir a recomendação e podem executar as próprias legislações. Áustria, Espanha, Finlândia, Holanda e Suíça aceitam a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. As nações entendem que a homologação para uso emergencial da OMS (Organização Mundial da Saúde) é suficiente para permitir a entrada de turistas.

Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!

Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.