Portugal vai muito além de seus escritores e artistas que já conhecemos. São diversas as grandes personalidades portuguesas que fazem ou fizeram sucesso nas mais diversas áreas, no país e no mundo. Neste artigo, vamos conhecer algumas personalidades importantes de Portugal. Confira!

José Saramago

Nascido em 1922, Saramago foi um escritor português agraciado com diversos prêmios ao longo de sua carreira, escrevendo essencialmente romances, peças teatrais e também crônicas. É, sem dúvidas, uma das principais personalidades de Portugal na literatura.

Dentre os 10 prêmios recebidos, destacam-se o Nobel de Literatura (1998) e Prêmio Camões (1995), considerado o mais importante reconhecimento literário da língua portuguesa. Algumas de suas famosas obras ganharam adaptações para o cinema, como o Ensaio sobre a Cegueira, Embargo (baseado no conto do livro de Saramago Objecto Quase) e O Homem Duplicado.
Dono de um estilo único na literatura contemporânea, é considerado por diversos críticos um mestre em relação a forma como tratava a língua portuguesa. Saramago morreu em 2010, aos 87 anos, em consequência de uma leucemia crônica. Deixou um legado de aproximadamente 18 romances, além de algumas crônicas, contos e poesias.

Rosa Mota

Muito antes de Cristiano Ronaldo chamar atenção no esporte representando Portugal, Rosa Mota brilhou como atleta campeã olímpica e mundial de maratona, tornando o país conhecido nesta categoria de esporte. Sendo considerada uma das melhores corredoras do século XX em uma modalidade específica, conquistou a Medalha Olímpica Nobre Guedes em 1981.
Viajou os 4 cantos do mundo competindo e conquistando vitórias durante a década de 1980 e 1990. Foi campeã da Europa em 1986 e, no ano seguinte, campeã mundial em Roma. Em 1988, ganhou também o ouro olímpico em Seul, alcançando outros grandes êxitos no esporte.

A maratonista de corpo franzino nascida no Porto possui as glórias de ser exclusivo a ela a conquista da maratona por três vezes em campeonatos europeus de atletismo. Rosa Mota, ou simplesmente “a nossa Rosinha” (como os portugueses carinhosamente se referem a ela), é uma das principais personalidades de Portugal quando envolve o esporte no passado.

Sérgio Praia

Ator português, natural de Ovar (Distrito de Aveiro), Sérgio Praia deu vida a António Variações na cinebiografia do cantor, que foi um tremendo sucesso de crítica e público, levando 278.182 espectadores às salas de cinema.
O ator se inspirou no cantor brasileiro Ney Matogrosso na composição do personagem e na rainha do fado Amália Rodrigues. Praia já é um veterano na televisão, tendo feito 15 trabalhos nas emissoras portuguesas. Porém, a chance dos brasileiros o conhecerem melhor será através do filme “Variações”, lançado em 2019 e que logo deve estar nas plataformas de streaming do Brasil.

Em função do sucesso da obra cinematográfica, Sérgio Praia é uma das personalidades famosas de Portugal.

Kiki Paes de Sousa

Ela é um exemplo raro em Portugal de uma mulher trans que assumiu publicamente a sua transexualidade. Kiki ajuda, por meio da sua história pessoal e ativismo, diversas pessoas que se sentiam também no “corpo errado”. Como empresária criou um negócio inédito no mundo, a única sauna mista LGBT Hetero-friendly localizada em Lisboa. Aberto em 2011, o local recebe todas as orientações sexuais (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, heterossexuais e casais liberais) sem discriminação, em um espaço pioneiro, onde não existem barreiras em relação à orientação sexual ou identidade de gênero.

Para ela que sempre lutou contra o preconceito, criar uma sauna mista aberta a todos os cidadãos LGBT e também heterossexuais “friendly” (que não possui preconceito) é uma forma de combater a discriminação e agregar as pessoas, sem a necessidade delas irem a guetos (isto é, locais só voltados para lésbicas ou só para gays). Há alguns anos, estampou a campanha Somos os Direitos que Temos da Câmara Municipal de Lisboa, promovendo assim a inclusão de todas as identidades de gênero (principalmente transexuais).

Kiki é um modelo para várias gerações, participando com frequência em causas de apoio à comunidade LGBTI em Portugal e também campanhas com foco no combate ao preconceito em Portugal. Paralelo a tudo isso, ela ainda ocupa o cargo de Secretária do Presidente da Assembleia Geral da Variações Associação de Comércio e Turismo LGBTI de Portugal. No que se refere à causa LGBT, Kiki é uma das personalidades importantes de Portugal

Vasco da Gama

Dentre as várias personalidades famosas de Portugal quando o assunto é história, Vasco da Gama é o mais conhecido navegador e também descobridor português. No fim do século XV, a caravela foi o barco escolhido para fazer o descobrimento da rota marítima para a Índia. Ele teve uma imensa importância no período das navegações portuguesas na época dos descobrimentos e também conquistas.

Vasco da Gama comandou a longa expedição marítima que partiu de Portugal (mais precisamente de Lisboa) em 8 de julho de 1497, contornando o continente africano, até chegar nas Índias. Após meses de viagem, eles finalmente chegaram nas Índias em 18 de maio de 1498.

Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!

Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.