Com uma área abrangente, viajar pela Europa significa ter acesso a vários destinos turísticos diferentes, alguns com neve, outros com praias incríveis e dias quentes no verão, muita história, novas culturas e até mesmo fenômenos naturais.

Se você deseja conhecer um ou mais países no continente, fique tranquilo! Lá, os países são pequenos e é possível conhecer diversos locais numa mesma viagem. A forma mais prática é fazer uma viagem de trem na Europa entre os lugares que deseja conhecer, já que as distâncias são acessíveis e este é um meio de transporte confortável.

Agora, se você deseja percorrer maiores distâncias, uma ótima opção são os voos low cost, que custam bem menos do que as passagens aéreas convencionais e te permitem chegar mais rápido aos destinos. Porém, vale ressaltar que eles só compensam caso você tenha pouca bagagem.

Você também pode viajar de carro ou motorhome, mas não se esqueça de considerar o valor do combustível, pedágios e estadias.

Primeiro, monte seu roteiro

Pode parecer óbvio, mas a primeira coisa que você deve fazer para planejar a sua viagem pela Europa saindo de Portugal é montar o roteiro. De qual cidade você vai sair? Quais países deseja visitar? Após definir esses pontos, dê sequência com a compra da passagem.

Esse planejamento vai evitar que você compre a passagem errada e perca tempo e dinheiro.

Compre passagem com ida e volta de cidades diferentes 

Se você pretende visitar mais de um país, compre a passagem de ida até o primeiro destino a ser visitado, com volta do último destino a ser visitado.

Nenhuma economia de ir e voltar pela mesma cidade será tão grande quanto a que você imagina, afinal, os trechos adicionais custam dinheiro, tempo e nos trazem muita dor de cabeça. Portanto, podemos afirmar que qualquer outra solução é ruim.

Trem, ônibus, carro ou avião?

Agora, vamos nos aprofundar um pouco mais nos transportes. Dependendo do seu roteiro, viajar de avião saindo de Portugal pode não compensar, já que você perde belas vistas e passeios que só quem viaja de outros meios pode aproveitar.

Caso você possua carta e dirija, o aluguel de é uma ótima opção, já que você consegue conhecer novos lugares a beira da estrada e tornar a viagem ainda mais memorável e especial. Porém, conforme falamos acima, só não esqueça de considerar os gastos com pedágio e combustível na hora de avaliar qual é o melhor transporte para você.

As viagens de ônibus costumam ser praticas e pontuais, assim como os trens, com conforto e tranquilidade. Vale ressaltar que existem diverso tipos de trem, confira abaixo:

Trens Urbanos em Lisboa, Porto e Coimbra para chegar diariamente onde precisa, com rapidez e frequência.

Trens Alfa Pendular e Intercidades para chegar com todo o conforto às cidades de norte a sul, ligações Regionais.

Inter Regionais que servem pontos do país, onde a mobilidade é também muito importante.

Para as viagens internacionais existem também opções de ligação a Madri, Hendaye e Vigo.

Dia de deslocamento = um dia quase perdido

Mudar de cidade e se instalar em outro hotel tomam tempo e consomem energia mais do que imaginamos. Para não se enganar, não leve em consideração o dia da chegada na sua conta de quantos dias ficar em cada lugar.

Caso você esteja pensando em apenas um pernoite, veja se a cidade não cabe num bate-volta, sem mudar de hotel ou carregar toda sua bagagem. Dessa forma, você aproveita melhor o passeio, sem ficar tão cansado. Não estrague sua viagem com partidas freqüentes de madrugada.

Países próximos de Portugal

Confira abaixo alguns países relativamente próximos de Portugal que valem a pena conhecer:

7 – Mônaco: a nossa viagem de hoje começa então em território europeu, mais precisamente no Mônaco. Uma distância de 1138km;

6 – Suíça: este é um dos principais destinos de emigração da população portuguesa. Encontra-se a 1097km de distância;

5 – Irlanda: entre Portugal e a Irlanda distam então 1036km de distância;

4 – Reino Unido: no total, são 879km de distância entre os dois países;

3 – Andorra: situada nos Pirenéus, Andorra está a 637km do ponto mais próximo de Portugal;

2 – França: a distância entre Portugal e França é de apenas 412km;

1 – Espanha: o país que se encontra mais próximo de Portugal é a Espanha. A distância que os separa de Espanha é nula, visto que compartilham as fronteiras.

Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!

Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.