São muitas as vantagens de viver nos Açores, em Portugal. Apesar do local não ser muito conhecido dos brasileiros, ele existe há quase seis séculos de presença humana, sendo um lugar muito importante na história do país. Portanto, no artigo de hoje, conheça um pouco mais sobre o local e confira 10 vantagens de morar por lá.

Onde ficam os Açores em Portugal?

Os Açores em Portugal ficam localizados no nordeste do Oceano Atlântico, a 1.206 km de distância da Ilha da Madeira e a 1.643km de Lisboa. Inclusive, o local é composto por ilhas que estão localizadas na linha de Setúbal, no sul de Portugal e são donas de uma beleza incrível. Vale ressaltar que, assim como o restante de Portugal, o Açores tem o português como idioma oficial.

O arquipélago português dos Açores reúne nove ilhas no total, sendo a maior delas, e a principal, a ilha de São Miguel. Confira as outras oito:

  • Santa Maria;
  • Faial;
  • Pico;
  • Terceira;
  • São Jorge;
  • Graciosa;
  • Flores;
  • Corvo.

Chegar no Açores é possível através de avião e de cruzeiros (apenas durante o verão). De Portugal, há voos que saem de Lisboa, Faro, Porto e também de Funchal na Ilha da Madeira. Já de outras partes do mundo, há voos de Toronto, Boston, Londres, Amsterdam, Paris, Munique, Copenhague, etc.

6 vantagens de viver nos Açores

1- 9 ilhas e diversas opções

Se você escolher viver no Açores, poderá escolher entre as 9 ilhas do local. Cada uma possui beleza e encanto únicos, além de poder escolher viver de forma tranquila ou levar uma vida mais agitada, por exemplo. Nem todas as pessoas gostam das ditas confusões de uma cidade, por esse motivo tem à sua disposição vários concelhos e localidades, podendo ficar mais perto ou mais longe da cidade.

2- Uma melhor qualidade de vida

Para quem chega de fora, viver nesse arquipélago com certeza terá mais qualidade de vida. Portanto, se for do seu interesse morar no local, pode se preparar para levar uma vida tranquila e com muita natureza.

Inclusive, nos últimos anos, notou-se um aumento empresarial considerável na região, portanto, você poderá representar uma nova oportunidade de negócio, principalmente se estiver relacionado ao turismo e alojamento local e rural, por exemplo.

3- Diga adeus ao stress no trânsito

Uma das grandes vantagens de morar nos Açores é a rara existência de trânsito caótico, desconsiderando os horários de pico. Mas ainda assim nada comparado as cidades grandes, como Lisboa, por exemplo.

4- Uma boa oferta de comércio

Com a evolução do turismo nos Açores, há uma crescente demanda de novos comércios na região. Desde supermercados, cabeleireiros, cafés e lojas, por exemplo. Claro que a oferta não compete ainda com a do continente, mas assegura que nada falte à população que ali reside.

5- Fuso horário diferente do continente

O fuso horário é menos uma hora em relação a Portugal Continental. Portanto, dependendo do ponto de vista, isso pode ser outro benefício de morar na região. Enquanto no continente todos estão na correria diária, os moradores das ilhas ainda estão dormindo, por exemplo.

6- Custo de vida mais em conta

O custo de vida nos Açores em comparação com Portugal Continental, por exemplo, é bem menor. Inclusive, até alguns produtos são mais baratos, como o combustível: nas ilhas, em qualquer Posto de Abastecimento o preço da gasolina e gasóleo é o mesmo, ao contrário do Continente onde cada posto tem o seu preço. O mesmo acontece com comidas, itens de higiene pessoal, etc.

Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!

Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.