Os vinhos portugueses são de dar água na boca, literalmente. O país é um destino de forte tradição vitivinícola, portanto a ótima qualidade dessa bebida é conhecida em todo o mundo. Inclusive, já recebeu diversos prêmios.

Os vinhos são produzidos em Portugal desde o Império Romano, portanto sua produção passou por muitas fases e foi em 1756 que o Marquês de Pombal criou a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, com a função de delimitar a 1ª região demarcada do mundo, registar as vinhas e classificar os vinhos conforme a sua qualidade.

De fato, são muitos anos de experiência. Até os dias atuais, o enoturismo é bem forte em Portugal. As vinícolas são chamadas de Quintas, vinhas ou vinhedos e costumam oferecer degustações, explicações sobre a produção e distribuição do vinho, além do tour nas suas instalações.

Portanto, é um passeio que vale a pena fazer se você é fã da bebida (além de ser um pretexto para descobrir as paisagens, o patrimônio, a cultura e as pessoas por trás de toda a produção).

Com uma rota bem pensada, você pode conhecer as vinícolas dos melhores vinhos de Portugal, tendo a chance de fazer excelentes passeios e conhecer um prazer aperfeiçoado ao longo dos tempos.

Principais regiões produtoras de vinho em Portugal

De norte a sul, leste a oeste, Portugal é um país que possui muitas regiões produtoras de vinho. Portanto, você já pode imaginar as diferentes castas de uvas que cada região possui. Inclusive, sabia que os vinhos portugueses são tão bons por conta das condições climáticas, sendo ideais para o crescimento de videiras?

Confira abaixo as principais regiões produtoras de vinho em Portugal:

Alentejo: Vinhos Regionais Alentejanos;

Algarve: Vinho Regional do Algarve;

Dão: Região Demarcada do Dão;

Douro: Região Vinhateira do Alto Douro e Região Demarcada do Douro;

Vinho Verde: Região Demarcada dos Vinhos Verdes

Conheça as melhores rotas

Rota dos Vinhos Verdes

Na região norte temos a Rota dos Vinhos Verdes, que vai desde o Minho até ao Douro. O nome leva a palavra ”verde” por conta da paisagem da região, que além de conter muito verde, conta com cidades históricas, como, por exemplo, Braga, Guimarães, Amarante, Viana do Castelo, Barcelos, Ponte de Lima, etc. Ou seja, é uma zona de turismo rural com paisagens surpreendentes. Portanto, vale a pena conhecer como cresce a vinha latada, os espigueiros e experimentar os vinhos leves da região.

Rota do Vinho do Porto

A Rota do Vinho do Porto ganha destaque por conta da bela paisagem do rio Douro, inclusive, a região do Alto Douro Vinhateiro conquistou o título de Património Mundial. Além disso, a rota abrange a região do Parque Arqueológico de Foz Coa e engloba cidades cheias de tradição, como Vila Real e Lamego. Porém, o que distingue, de fato, a região é a imensidão de vinícolas, muitas delas dedicadas ao enoturismo, de onde surge um dos vinhos mais famosos do mundo. Então prepare-se para passar algumas noites nesse local e aproveitar as degustações.

Rota dos Vinhos da Península de Setúbal

É mais uma região de grande beleza, onde está localizada a Serra da Arrábida com o seu Parque Natural e a Reserva Natural do Estuário do Sado. Setúbal é a principal cidade e conta com um belo centro histórico. As capitais Palmela e Vila Nogueira de Azeitão ganham destaque na rota dos vinhos com suas adegas e quintas para visitar. Nesta região nasce o vinho Moscatel de Setúbal, um dos mais reputados de Portugal.

Rota do Vinho do Alentejo

A Rota do Vinho do Alentejo se destaca pelo calor. Nessa rota podemos ver as mais bonitas aldeias do Alentejo, Marvão e Monsaraz. Borba, Redondo, Reguengos ou até mesmo Vidigueira são nomes de terras e de vinhos com longa tradição. A capital da região é Évora, porém, visite todo o local por conta de suas paisagens de tirar o fôlego.

Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!

Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.