Os países da União Europeia são conhecidos por possuírem sistemas de saúde modernos, organizados e eficientes. No caso de Portugal, o país dispõe de uma excelente infra-estrutura tanto no sistema público de saúde quanto no privado. Porém, diferente do Brasil, no sistema público de saúde é necessário pagar algumas taxas moderadoras que irão variar de acordo com o que for fazer. Confira mais detalhes abaixo:

Em Portugal, os postos de saúde são chamados de Centro de Saúde. Existem várias unidades espalhadas ao redor do país e sua unidade será definida de acordo com o bairro em que estiver morando. Para usufruir da saúde pública em Portugal (SNS), é preciso comparecer no Centro de Saúde do seu bairro portando seus documentos de identificação (cartão cidadão/autorização de residência, comprovativo de residência e, se você contribui para o INSS no Brasil, trazer também o PB4). 

Após realizar a sua inscrição, você receberá o seu número de utente e terá direito a consultas, exames, pronto-socorro etc, pagando o mesmo valor simbólico que um cidadão português paga, que é em média 5 €. O atendimento pode ser por ordem de chegada ou por agendamento. Vale ressaltar que caso você não possua o PB4, alguns serviços públicos de saúde terão um custo um pouco maior. 

Já no Plano de Saúde particular, é realizado o pagamento de um valor mensalmente, que cobrirá uma parte de tudo o que for gasto na parte médica. Na hora de calcular o custo, serão considerados alguns aspectos como idade do segurado, cobertura, carência e número de dependentes. Geralmente, a média é de 30 € por mês por pessoa.

Com esse plano você terá direito a utilizar hospitais particulares, fazer consultas de especialidade, realizar exames em laboratórios e conseguir agendar consultas com mais rapidez, sem precisar esperar por algumas semanas até ser atendido. Além disso, muitas opções de plano de saúde privado em Portugal oferecem avaliações gratuitas nos dentistas conveniados e até limpezas nos dentes sem custo adicional. 

A escolha entre saúde pública e plano particular é algo muito pessoal. Para chegar a sua conclusão, avalie todas as necessidades e condições, por exemplo, caso você tenha algum problema de saúde que exija um acompanhamento mensal, o plano de saúde privado pode ser uma opção melhor por conta da maior rapidez no agendamento de consultas. Mas fique tranquilo, caso você esteja economizando dinheiro e essa não seja sua prioridade no momento, o sistema de saúde pública de Portugal te atenderá muito bem!