O Santuário de Fátima, como o próprio nome diz, é um santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima, localizado no lugar da Cova da Iria, na cidade de Fátima, concelho de Ourém, em Portugal.

Até 191, a Cova da Iria era um lugar desconhecido do concelho de Ourém, mas tudo mudou com um acontecimento: em 1917, houveram algumas aparições de uma figura resplandecente no local, que viria a ser denominada como o Anjo da Paz ou Anjo de Portugal. Três crianças pastoras, Jacinta, o seu irmão Francisco e a sua prima Lúcia, foram os responsáveis por testemunharem as sucessivas aparições de Nossa Senhora do Rosário no local. Essas crianças afirmaram terem presenciado ao todo seis aparições nos dias 13 de maio, 13 de junho, 13 de julho, 13 de setembro e 13 de outubro no lugar da Cova da Iria, tendo, em agosto, a Aparição Mariana ocorrido no dia 19 (em vez de 13 como nos outros meses) e no lugar dos Valinhos. 

Nessas aparições, a  Nossa Senhora de Fátima profetizou que se a humanidade não desse ouvidos aos apelos que Ela vinha fazer, começaria uma Segunda Guerra Mundial pior que a primeira e que a Rússia espalharia seus erros pelo mundo, além de pedir a conversão do povo.

No início, a Igreja relutou para acreditar nas crianças, mas graças a aclamação do povo, a aparição foi reconhecida em 1930 pelo bispo de Leiria, fazendo com que o local de desenvolvesse, inaugurando a vila de Fátima em 1977 e a cidade em 1997. 

A fama do Santuário se destacou mundialmente durante o papado de João Paulo II, assumido devoto de Nossa Senhora de Fátima que em 1982 foi até o local em agradecimento por sobreviver a um atentado um ano antes.

Como 13 de maio foi a data da primeira aparição, seguida de outras no mesmo dia dos meses seguintes até outubro, a data é uma das principais celebrações de Fátima. Um dos momentos mais importantes é a Procissão das Velas, na noite de 12 de maio, em que milhares de velas dos fiéis enchem a grandiosa praça do Santuário, concedendo um ambiente mágico, de comunhão e devoção religiosa. Em seguida, no dia 13 de maio, acontece a famosa Procissão do Adeus.

Mensalmente, milhares de peregrinos visitam o Santuário, partindo de diversos pontos do país, muitos deles fazem esse percurso a pé, seguindo por estradas e caminhos rurais. Para facilitar as deslocações foi identificado um conjunto de quatro Caminhos de Fátima que foram sinalizados no terreno – Caminho do Tejo, Caminho do Norte, Caminho da Nazaré e Caminho do Mar – e podem facilmente ser seguidos por todos os visitantes.

A sua magnitude e relevância do ponto de vista religioso é muito reconhecida, nacional e internacionalmente. Este é um dos santuários marianos mais importantes do mundo pertencentes à Igreja Católica e de maior destino internacional de turismo religioso, recebendo cerca de seis milhões de visitantes por ano.