Começar uma vida nova em outro país é o sonho de muitos brasileiros, porém é preciso muito planejamento, principalmente quando o assunto é sobre carreira e mercado de trabalho para brasileiros em Portugal. Afinal, quais são as dificuldades? No artigo de hoje falaremos um pouco sobre isso. Confira abaixo!

Visto de trabalho e Cidadania Portuguesa

Quando falamos de mercado de trabalho para brasileiros em Portugal, existem dois principais itens na lista: o visto de trabalho e/ou a cidadania portuguesa. Afinal, é graças a eles que você vive legalmente no país.

O visto é solicitado após conseguir um contrato de trabalho no país, sendo emitido ainda no Brasil. E além do visto tradicional para trabalho, existem outras categorias, como o Tech Visa, focado nos profissionais de tecnologia ou o Visto D2, para empreendedores e freelancers.

Contudo, caso você tenha direito a cidadania, o visto não é necessário, pois ela permite viver e trabalhar legalmente em Portugal sendo brasileiro.

Venha para Portugal com trabalho garantido

Como falamos acima, o contrato de trabalho é obrigatório para a obtenção do visto para Portugal. Alguns brasileiros até arriscam outro método: entram no país como turistas e, posteriormente, começam a trabalhar. Mas essa maneira pode gerar complicações, desde elevadas multas no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) para se regularizar, até mesmo conseguir empregos sem os direitos dos trabalhadores.

Portanto, não mude para as famosas terras portuguesas sem antes conseguir um trabalho. O processo é mais demorado. Use esse tempo para planejar sua trajetória e buscar por um emprego ainda no Brasil. Dessa forma, você poderá realizar a sua mudança sem maiores preocupações.

Idioma

O idioma pode até ser o mesmo, mas acaba sendo um problema para os brasileiros, principalmente os profissionais de comunicação que trabalham com a escrita. Isso ocorre, pois, existem certas diferenças no modo de escrita e fala no português de Portugal que soam estranhos aos brasileiros. A melhor maneira de lidar com isso é treinar as diferenças entre os idiomas desde antes da mudança. Porém, procurar emprego em empresas portuguesas que tentam entrar no mercado do Brasil também pode ser uma ótima opção, mas não se esqueça de ter o inglês na ponta da língua.

Validação de diploma

Validar o diploma ou reconhecer o grau em Portugal pode até ser uma tarefa simples. Mas quando envolve áreas da saúde, como odontologia e medicina, será desgastante e caro (alguns milhares de euros), correndo risco do graduando retornar para a sala de aula em Portugal.

Retroceder na carreira

Em Portugal, primeiramente, acontece de profissionais com um extenso currículo consigam trabalho em posições inferiores ao que estavam habituados no Brasil. Portanto, esteja consciente que você pode ter que ocupar um cargo júnior e ter uma boa parte da sua experiência dispensada. O importante é não deixar isso te abalar e em primeiro lugar, continuar batalhando para crescer e ter destaque na empresa.

O mesmo acontece com profissionais de áreas muito específicas que, em Portugal, tem pouca demanda. O currículo pode ser valorizado no Brasil, seja no setor público ou em setor privado, no entanto, se o mercado da área não for bom no país, você possivelmente terá mais dificuldade na hora de procurar oportunidades. Uma dica é pensar em áreas análogas nas quais você pode trabalhar e, por exemplo, aplicar um pouco da experiência.

9 dicas para destacar no mercado de trabalho português?

Para finalizar o artigo de hoje, confira 6 dicas para você se destacar no mercado de trabalho de Portugal:

1. Busque o máximo de informações sobre o país;

2. Se prepare para encarrar a concorrência;

3. Adapte seu currículo seguindo o modelo português;

4. Planeje tudo antes de realizar sua mudança;

5. Obtenha seu visto de trabalho antes da mudança;

6. Se mude apenas quando conseguir um contrato de trabalho no país;

7. Caso queira mudar de emprego, fique atento as placas de rua dos estabelecimentos;

8. Treine (muito) seu inglês;

9. Não desanime! Dê o seu melhor diariamente para se destacar no mercado de trabalho.

Agora que você já entendeu melhor como funciona o mercado de trabalho para brasileiros em Portugal, é hora de começar a planejar a mudança, portanto, mãos 😉

Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!

Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.