A escolha foi feita por 350 mil portugueses em uma votação de 2007 com o intuito de divulgar os patrimônios históricos do país.
Dentre as escolhidas estão construções incríveis do século passado como castelo e igrejas, isso vai facilitar a construção do seu roteiro de viagem onde você vai visitar os lugares mais importantes para a cultura portuguesa e aprender muito sobre a história de cada um. Veja abaixo quais são e como chegar em cada uma delas.
Torre de Belém
Localizada em Lisboa e sendo um ícone da arquitetura no reinado de D Manuel I oficialmente conhecida como Torre de São Vicente, construída entre 1514 e 1520 às margens do Rio Tejo, tinha como objetivo proteger a coroa portuguesa dos inimigos, já que é possível observar a chegada pelo mar de barcos. É também considerada patrimônio da UNESCO. Como chegar: Av. Brasília, 1400-038 Lisboa, Portugal. É possível ir de carro, ônibus ou barca. O ingresso para entrar custa em torno de 6 euros e é possível comprar direto na atração.
Mosteiros dos Jerónimos
Construído no final do séc XV a mando do Rei D Manuel I, ele foi entregue à ordem de São Jerônimo, é uma das principais construções manuelinas. Sua construção levou centenas de anos para ser concluída. Nessa igreja, grandes navegadores como Pedro Álvares Cabral e Vasco da Gama faziam vigílias antes de partir para suas grandes viagens. Como chegar: Praça do Império 1400-206 Lisboa, Portugal. É possível ir de carro, ônibus ou barca. É possível ir a pé da torre de Belém para o Mosteiro. O preço dessa atração custa em torno de 9 euros.
Palácio Nacional da Pena
Localizado em Sintra, no distrito de Lisboa, o palácio possui uma das principais expressões do romantismo arquitetônico do século XIX no mundo. Construído por D Fernando II nas ruínas de um antigo convento, quase todo o palácio ostenta uma mistura de estilo que vai do neo-gótico ao neo islamico. Após a implantação da república portuguesa o palácio foi convertido em Museu, e em 1995 se tornou patrimônio mundial da UNESCO. Como chegar: Estrada da Pena, 2710-609 Sintra, Portugal.É possível ir de carro, ônibus ou com excursão. O preço da visita guiada ao palácio custa 65 euros, para visitar o jardim e o museu custa 14 euros.
Mosteiro da Batalha
Conhecido também como Mosteiro de Santa Maria da Vitória, é um antigo mosteiro dominicano situado na vila de batalha. Teve o início de sua construção datado de 1367 e só foi concluído em 1563 a mando de D. João I de Portugal em agradecimento à Virgem Maria pela vitória dos portugueses sobre os espanhóis que lhe assegurou o trono e garantiu a independência de Portugal, sendo um exemplo de arquitetura gótica que é considerado patrimônio da Unesco desde 2007. Como chegar: Largo Infante Dom Henrique, 2440-109 Batalha, Portugal. É possível ir de carro ou então excursões. O ingresso custa 15 euros e é vendido no local.
Mosteiro de Alcobaça
A primeira obra plenamente gótica construída em Portugal tendo sido iniciada em 1178 , o Mosteiro de Alcobaça, também conhecido como O Real Mosteiro de Santa Maria do Alcobaça e muito popular entre os turistas. Em 1810 as tropas de Napoleão Bonaparte roubaram grande parte da riqueza do mosteiro. A Unesco a classificou como Património da Humanidade. E nesse mosteiro que se encontram as tumbas de D. Pedro I e D Inês de Castro conhecidos por terem vivido uma trágica história de amor. Como chegar: 2460-018 Alcobaça, Portugal. Saindo de Lisboa, é possível utilizar ônibus, podendo também ir de carro. O ingresso custa em média 6 euros e pode ser comprado no local.
Castelo de Óbidos
Acredita-se que a primeira ocupação humana da terra que foi construída o castelo, data-se da pré história. O castelo tem origem romana, após ser conquistado pelos cristoes em 1148, o castelo passou por diversas reformas de ampliação, o terremoto de 1755 causou severos danos a estrutura, no século 20 estava em total ruína, sendo reconstruído. Hoje, o castelo se transformou em um hotel 4 estrelas com muitos elogios dos hóspedes. Como chegar: Paço Real, 2510-999 Óbidos, Portugal. A diária para duas pessoas com café da manhã já incluso custam a partir de 293 euros. É possível ir de carro ou ônibus.
Castelo de Guimarães
Sendo popularmente conhecido como berço da nacionalidade, este monumento encontra-se ligado à independência de Portugal. O castelo foi erguido no séc XI por D.Mumadona Dias. De acordo com a tradição, foi onde nasceu o rei de Portugal. Após ficar abandonado, o castelo foi declarado monumento nacional. Dentre suas atrações está a pia onde o rei teria sido batizado. Como chegar: R. Conde Dom Henrique, 4800-412 Guimarães, Portugal. Para quem já está em Braga, existe uma excursão para Guimarães que contempla o transporte e ingresso para atração, custando a partir de 65 euros.
Se deseja vir a Portugal, não pode deixar de visitar uma das 7 maravilhas que o país tem a oferecer.
Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!
Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.