Pensar em morar no exterior, para muitas pessoas, pode parecer um sonho.

Tomar esta decisão é um ato de coragem, pois ao sair do Brasil, precisamos deixar muitas coisas para trás, como família, amigos e nossa cultura. Mas muitas novas oportunidades aparecerão, e você aprenderá a lidar com novas pessoas e sair da sua zona de conforto.

Afinal, quais os pós e contras de viver em outro país? Neste post, vamos abordar os prazeres de construir uma vida em outro lugar, mas também os fatores negativos da experiência. Confira!

1- Contra: reconstruir a vida

Talvez sair da zona de conforto seja ótimo para você, apesar de desafiador. No Brasil, você tem seus familiares, seus amigos, sabe de cor os lugares que você gosta de ir conhece todas as ruas da cidade. Morar fora do Brasil irá exigir que você reaprenda tudo isso, e reconstrua seus relacionamentos.

A rotina é diferente, e talvez a forma das pessoas se relacionarem lá fora também é. Em alguns países, os brasileiros podem estranhar o modo como vivem e principalmente como a cultura difere, mesmo que para muitos isso seja algo empolgante, para outros não é fácil.

2- Pós: mais segurança

São poucas as cidades que nos fazem sentir seguros no Brasil. A vida no continente europeu pode até ser mais cara, mas não há dinheiro que pague a sensação de poder atender o telefone no ônibus, andar pelas ruas carregando um notebook sem estar o tempo todo preocupado em ser assaltado.

3- Contra: choque cultural

Com certeza, você terá de encarar alguns costumes diferentes e precisará viver a cultura do país.

Você entenderá que as pessoas comemoram datas festivas e até mesmo, lidam com a morte de uma forma diferente. O arroz e feijão do almoço dará espaço para um novo prato regional e entenderá que até as festas tem um fluxo diferente. Tudo muda e é preciso a se acostumar com isto.

4- Pós: responsabilidade e independência 

Novos costumes, cultura, rotina… e este é o momento em que você se torna responsável por você mesmo. Estar fora do Brasil é uma mudança drástica do seu modo de vida e nem tudo, em outro país, é um “conto de fadas”. 

É exatamente por não ter os familiares e os amigos por perto (falaremos sobre no próximo tópico), que exigirá de você uma adaptação e amadurecimento. Portanto, terá que aprender a conviver e resolver os contratempos sozinho e se virar nas mais diversas áreas da sua vida.

5- Contra: saudade

Esse é sem dúvida um dos principais motivos da lista. Apesar de manter a comunicação por WhatsApp, Facetime, entre outros diversos recursos, nada se compara com aquele abraço apertado de alguém especial. Portanto, nesse momento, aprendemos a valorizar as pessoas que amamos e aprendemos que a distância física não significa distância emocional.

6- Pós: maior qualidade de vida ao morar no exterior

A qualidade de vida é um resultado de diversos fatores, como o investimento em educação, em transporte público, em bom sistema de saúde, em acesso a diversos bens. Afinal, poder se alimentar com produtos livres de agrotóxicos, e viver em uma comunidade que preza pelos seus cidadãos, muda completamente a nossa relação com a cidade em que vivemos e nos motiva a viver no local.

Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!

Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.