O Futebol começou ganhar destaque em Portugal nas últimas décadas do século XIX. O esporte foi trazido por jovens britânicos e portugueses residentes em Portugal que estudavam na Inglaterra.
O primeiro jogo de futebol realizado em Portugal foi disputado em Cascais, em outubro de 1888, organizado pelos irmãos Pinto Basto, Eduardo, Frederico e Guilherme (que teve a iniciativa de trazer a bola da Inglaterra até Portugal) na Quinta do Bom Jardim, Belas. A partida ocorreu onde hoje é a Praça de Touros do Campo Pequeno, onde Portugal venceu o jogo por 2-1. A partir desse momento, o futebol começou atrair a atenção da sociedade.
Todos os jovens queriam experimentar a sensação de dar um pontapé numa bola. E assim começaram a surgir grupos e mais tarde clubes. Mais tarde, o esporte começou a ser praticado em academias e levou à fundação de clubes em todo o país. Até o final do século, associações como o Club Lisbonense, o Grupo Sportivo de Carcavelos, Braço de Prata, Real Ginásio Clube Português, Sport Clube Vianense, entre outras, foram fundadas para praticar esse esporte. Inclusive, a primeira partida, entre Lisboa e Porto, realizou-se em 1894 e foi assistida pelo rei D. Carlos.
O Clube Internacional de Foot-Ball (fundado em 1902) foi a primeira equipa portuguesa a jogar no estrangeiro derrotando, em 1907, o Madrid Football Club na capital espanhola.
Os primeiros clubes
O primeiro foi o Club Lisbonense, que teve origem no Colégio Lisbonense mais conhecido por Vilar e que foi fundado no Inverno de 1889. A seguir surgiu o Real Ginásio Club Português, já fundado em 1875, que também aderiu a este novo esporte. O Carcavelos Club, constituído por trabalhadores ingleses do Cabo Submarino, era que tinha mais destaque.
Outros foram surgindo e desaparecendo, mas foram os grupos escolares que deram grande impulso à divulgação deste jogo: Colégio Vilar, Escola Nacional e sobretudo a Casa Pia, que viu nascer centenas de jogadores e alguns dos melhores que o futebol português registou.
No Norte de Portugal também o futebol estendeu as suas raízes, através da colônia inglesa e do Oporto Cricket and Lawn-Tennis Club. O entusiasmo gerado por este novo jogo levou a que, em 1894, se tenha disputado o I Porto-Lisboa com o alto patrocínio do Rei D. Carlos I.
Portanto, como consequência dos clubes, nasceu a Liga de Football Association (1905), a primeira entidade orientadora do futebol em Portugal. A partir dai, foi criada a Liga Portuguesa de Football em 17 de Setembro de 1908, com o propósito inovador de atuar em todo o território nacional.
Fundada a primeira Associação
Em 23 de setembro de 1910 é fundada a Associação de Futebol de Lisboa, que seria a pioneira das 22 agora existentes. O Campeonato de Lisboa foi, durante muitos anos, o principal torneio português pois reuniu os melhores jogadores e clubes como Benfica, Sporting, Belenenses e Carcavelinhos. Com o crescimento do futebol nas duas principais cidades e também no Algarve, no Minho, na Madeira, por exemplo, mais se acentuava a necessidade de criação de um organismo que coordenasse a atividade em todo o país. Por iniciativa das três Associações existentes (Lisboa, fundada em 1910, Portalegre, em 1911, e Porto, em 1912), é fundada em 31 de Março de 1914 a União Portuguesa de Futebol.
Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!
Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.