As diferenças culturais entre Brasil e Portugal são muitas e inegáveis. Elas aparecem em vários contextos, seja no modo de lidar com as pessoas ou na maneira de viver. Conhecer as nuances dessas diferenças leva tempo e depende muito dos contextos sociais nos quais se convive com os portugueses.
Muita gente tem vontade de ir para Portugal porque imagina que o país é igual ao Brasil mas fica na Europa. O fato de a língua ser a mesma entre os dois países acaba alimentando essa ideia. Mas há inúmeras diferenças culturais entre Brasil e Portugal que devem estar na mente de quem pensa em ir estudar nas terras lusitanas.
Deixar de prestar atenção a essas diferenças pode fazer com que você cometa alguma gafe ou simplesmente não entenda por que os portugueses respondem às suas palavras e atitudes de determinada maneira. E se você quer estudar fora, é importante ficar atento a difereças desse tipo!
Confira abaixo cinco diferenças culturais entre Brasil e Portugal importantes para quem deseja visitar o país — e mais importantes ainda para quem quer estudar por lá.
1- Estudar e trabalhar não é comum
Se você vier estudar em Portugal, seja na graduação ou mestrado, vai se deparar com um contexto muito diferente entre os jovens. Se no Brasil é comum estudar e trabalhar – seja estágio ou trabalho de carteira assinada – por aqui a coisa muda completamente.
É comum que os colegas de mestrado não tenham nenhuma experiência profissional, uma vez que na graduação é praticamente inexistente a prática de estágios. Isso acontece especialmente pelos horários, na graduação, por exemplo, as aulas começam pelas 9h e terminam no meio/fim da tarde. Não sobra muito tempo para trabalhar.
Por isso, os jovens portugueses entram mais tarde no mercado de trabalho. O estágio em Portugal durante os cursos universitários não é uma prática comum, mas existem outras modalidades, como o de estágio curricular, mas que geralmente é mais curto.
2- Praticidade na locomoção
O Brasil tem mais ou menos, 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão territorial. Portugal tem cerca de 92 mil quilômetros quadrados. Ou seja: Portugal cabe quase 90 vezes dentro do Brasil. E essa diferença de extensão territorial entre os dois países se reflete numa diferença cultural quanto à percepção de distâncias.
No Brasil, é possível viajar mais de 600 quilômetros sem sair de um mesmo estado. E se você quiser viajar de uma ponta à outra do país, terá diante de si uma viagem de mais de três mil quilômetros (de Porto Alegre a Macapá, por exemplo, são cerca de 3.300 quilômetros). Comparado a isso, uma viagem de 100 quilômetros é uma viagem bem curta.
Não em Portugal: por lá, uma viagem de 100 quilômetros é uma viagem longa. Afinal, o país tem, de leste a oeste, cerca de 200 quilômetros em linha reta. Esse tipo de viagem, portanto, representa atravessar metade do país. Portanto, não se surpreenda se um português ficar chocado ao saber que você viajava mais de 300 quilômetros todo fim de semana para visitar sua família enquanto fazia faculdade na capital.
3- Pontualidade
Se você marcar um jantar na sua casa às 19h, esteja pronto para receber os convidados na hora. Os portugueses costumam ser pontuais. Diferente dos brasileiros que se marcar no mesmo horário você pode esperá-los pelos menos meia hora mais tarde.
Claro que quando falamos dos portugueses ainda não estamos exatamente na pontualidade britânica, mas eles respeitam muito mais o horário de um convite do que nós brasileiros. Assim, se for você o convidado por portugueses, seja o mais pontual possível, um atraso de 10 minutos é perdoável, mas nada de chegar uma hora depois do combinado.
4- Domínio de outros idiomas
Os portugueses já perceberam, a proporção de brasileiros que dominam outros idiomas é baixa, especialmente se comparado com os portugueses. Por aqui é comum que além do inglês (todo mundo fala inglês, especialmente os jovens), se fale um terceiro idioma, geralmente o francês.
Por outro lado, os portugueses quase não falam espanhol – e pensam que falam. Mas isso pode ser mais uma característica em comum do que uma diferença. Vamos combinar que a maioria dos brasileiros que diz falar espanhol consegue no máximo ser entendido na Argentina que entende sem problemas o portunhol.
5- Ousadia
Outra das diferenças culturais entre Brasil e Portugal é que o brasileiro é mais saído, ele se arrisca mais, é mais ousado, tanto na vida quando ao empreender. É comum um brasileiro começar do zero em um negócio, mesmo em outro país e conseguir crescer naquilo. O brasileiro não tem medo de arriscar, mesmo em tempos incertos.
Já o português opta pelo mais seguro, é mais ressabiado e tem mais dificuldade de fazer escolhas arriscadas. São muito mais desconfiados e são menos a empreender, especialmente quando há risco envolvido.
6- Linguagem
Embora tanto Portugal quanto o Brasil tenham o português como língua oficial, é incorreto pensar que você pode ir daqui para Portugal e já entender tudo assim que chegar lá. Um dos principais motivos disso é a diferença de pronúncia entre os dois países. No Brasil, tendemos a pronunciar com força todas as vogais de uma palávra; já em Portugal, o mais comum é que apenas a vogal tônica seja efetivamente pronunciada. Com isso, a palávra “mágica” em Portugal pode soar como “májc”, “obrigado” como “brgad” e “universidade” como “nvrsdad”.
Além da pronúncia, há também inúmeras diferenças de vocabulário que podem deixar brasileiros confusos. Por exemplo: lá, os ônibus se chamam “autocarros”, celular é “telemóvel”, pão francês é “cacete”, fila é “bicha”, injeção é “pica”, adolescente é “puto” e as matérias da universidade são “cadeiras”.
E há também algumas diferenças sintáticas (isto é, na construção das frases) que podem causar estranhamento. Lá, em vez de usar o gerúndio (“estou estudando geografia”), as pessoas costumam usar o infinitivo precedido por preposição (“estou a estudar geografia”), por exemplo. Com todos esses fatores misturados (fora outros que não mencionamos), a compreensão pode ficar bem difícil.
Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!
Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.