Um dos monumentos mais visitados do país e considerado pela UNESCO uma das 7 maravilhas de Portugal, o Palácio de Pena está localizado próximo à capital Lisboa e oferece uma vista surpreendente. Vem conferir essas dicas para programar sua visita!
O Palácio Nacional da Pena, em Sintra, Portugal tem um grande destaque como sendo uma das principais expressões da arquitetura romântica no mundo. Onde atualmente existe o palácio, no início do século XII foi uma capela dedicada à Nossa Senhora da Pena e após isso D. Manuel I mandou construir um mosteiro que foi entregue à Ordem de São Jerônimo.
Em 1836, a rainha D. Maria II casou-se com D. Fernando de Saxe Coburgo-Gotha, poliglota conhecido como Rei-Artista por ter uma grande ligação com as artes, era também autor e colecionador. Ao chegar em Portugal, se apaixonou por Sintra e comprou o edifício com sua fortuna pessoal e resolveu reformá-lo, Fernando II quis transformar o palácio em um lugar digno de conto de fadas com mistura de estilos da época como romântico, neo gótico e neo-islamico entre outros. Com a implantação da República Portuguesa, o palácio foi convertido em museu. O que vemos hoje é uma fusão entre o mosteiro antigo e a construção do palácio.
O que ver no Palácio?
No palácio é possível encontrar toda decoração da época preservada, assim como a capela de XV e parte do convento. Algumas salas permanecem extremamente luxuosas como gostava D Fernando II, como o Salão Arabe e o Salão Nobre que é a sala de lazer e convívio do palácio. É possível também acessar áreas como cozinha, capela e até mesmo os aposentos do D Fernando II.
Além do palácio, em seu entorno existe um parque com 85 hectares com espécies florestais nativas de vários continentes, nele existem diversas casas onde os criados da realeza residiam. Dentro os pontos turísticos dentro do parque estão:
A Cruz Alta, o ponto mais alto do parque, onde você poderá desfrutar de uma vista privilegiada do palácio, parada obrigatória para o visitante
O Chalé da Condessa, que foi a segunda esposa de D. Fernando II, que foi restaurado após um incêndio em 1999 que destruiu parte de dentro do chalé, o processo de recuperação é do arquiteto José Maria Lobo de Carvalho que recriou de forma fiel o interior do chalé.
Como visitar o Palácio?
O Palácio está localizado na Estrada da Pena, 2710-609 Sintra, 28 km de Lisboa. Existe uma trilha por dentro do parque que dá acesso ao palácio, mas é possível pegar um ônibus, a linha 434 (Circuito Pena) que passa por alguns pontos turísticos e custa 5 euros. É obrigatório reservar data e horário para visitar. No site oficial é possível comprar seu ingresso para visita e existem também algumas excursões que saem de Lisboa direto para o Palácio, podendo ser feita uma visita guiada, o que enriquece muito mais a experiência. Entrada gratuita somente para crianças de até 6 anos.
É aconselhável a visita em baixa temporada, para que possa aproveitar melhor os detalhes, já que em alguns meses do ano costuma ficar lotado de turistas. Outro ponto é evitar visitar em dias chuvosos e com ventos fortes, pois pode atrapalhar sua visita.
Há uma cafeteria e restaurante dentro do Palácio, mas com o fluxo grande de visitantes pode não ser tão fácil fazer uma refeição lá, por isso é sempre importante levar um lanche, já que para caminhar o castelo inteiro e o parque demora um pouco.
Se você ama história, arquitetura e quer conhecer um pouco sobre a coroa portuguesa e todo seu reinado, o palácio e o parque são paradas obrigatórias para você, além de render fotos incríveis para guardar de recordação dessa viagem incrível.
Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!
Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.