Você já considerou viver a aposentadoria no Algarve?
Muita gente confunde o Algarve com uma cidade, mas, na verdade é uma região no extremo sul de Portugal, sendo Faro a cidade mais populosa e capital deste distrito.
O clima algarvio é composto de verões quentes e longos e de um inverno curto e com temperaturas amenas. Ou seja, é bom para quem busca dias com mais horas de sol no continente europeu que tem a fama de ser cinza e chuvoso.
Praias lindas, temperaturas amenas durante todo o ano, um lugar tranquilo, qualidade de vida, bom sistema de saúde e os baixos impostos que Portugal proporciona para os aposentados são as maiores vantagens que você encontrará no local. Portanto, aproveitar a aposentadoria nesse local é uma ótima opção.
Como é morar no Algarve?
Ser considerado o melhor lugar do mundo para viver a aposentadoria é um título muito atraente, não é mesmo? Não é à toa que, além de aproveitar a região para descansar nas férias, muitos turistas resolvem fixar residência. As cidades do Algarve mais procuradas são Faro, Lados, Portimão e Albufeira, todas da região do Algarve.
Trabalho
O turismo é a principal atividade econômica da região. Se você pretende morar no Algarve, provavelmente terá que procurar trabalho na área de turismo. Hotéis, restaurantes e empresas prestadoras de serviços relacionados ao turismo. Aliás, a região é a única no país que registra um crescimento de população não tendo uma grande concentração urbana como Lisboa e Porto.
Estudar na universidade no Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) tem sua sede na cidade de Faro, mas possui outros quatro campi, tendo um inclusive na cidade de Portimão. Com mais de 10 mil alunos, a instituição de ensino superior possui três faculdades (Ciências e Tecnologia, Ciências Humanas e Sociais, Economia), três escolas superiores (educação, comunicação, gestão, hotelaria, turismo e saúde) e um instituto de engenharia.
Custo de vida
O Algarve está sempre na mira dos turistas portugueses e de outros países da Europa, especialmente a Alemanha e o Reino Unido.
Por isso, o custo de vida no Algarve varia muito entre as estações do ano. No verão as coisas tendem a ficar mais caras na região portuguesa, considerada uma das mais lindas de toda a Europa.
Por causa de todas as vantagens que já apontamos, o valor dos imóveis no Algarve é um dos mais caros de Portugal, girando em torno dos 4,96 euros o preço do metro quadrado para aluguel. Na alta temporada, esse valor, obviamente, dispara.
Vale a pena viver no Algarve?
Você deve estar se perguntando se, com todos os olhos voltados para a região e o aumento do custo de vida, vale a pena viver no lugar que é considerado por muitos o melhor lugar do mundo para viver a aposentadoria?
A verdade é que não há uma resposta correta para essa pergunta. Tudo vai depender do seu estilo de vida, do tipo de emprego que busca, já que para além do turismo – que ainda é muito sazonal – não há tantos negócios por lá.
Mas não se pode negar que no caso de aposentados, que já recebem uma renda fixa garantida para o sustento, não há dúvidas que o lugar é perfeito para desfrutar a melhor idade.
A relação de valores entre Lisboa, a capital do país, e a cidade de Faro no quesito aluguel de casa pode ter uma diferença de quase 50% para menos. O valor do metro quadrado para aluguel em Lisboa gira atualmente em torno dos 9,64€.
Além de ser uma região linda, optar por morar no Algarve pode ser uma boa pedida. Principalmente para quem quer fugir do caos e da correria do dia a dia em uma capital badalada como Lisboa.
Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!
Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.