Que a pandemia da Covid-19 tem provocado sérios efeitos na economia mundial, a maioria das pessoas já sabe. As medidas restritivas necessárias para o enfrentamento da doença em conjunto com a alta do euro fizeram com que muita gente adiasse ou até mesmo desistisse do sonho de se mudar para Portugal. Com isso, ainda vale a pena mudar para Portugal depois do Corona Vírus?
Atualmente, a entrada de brasileiros no país só é permitida se houver residência comprovada, visto de residência ou de longa duração, ou pessoas que possuem dupla cidadania europeia, o que dificulta a situação para os brasileiros. Não existe previsão para normalizar a situação.
Situação Atual
A taxa de empregabilidade caiu e os comércios estão vazios. De acordo com o Banco de Portugal, o Banco Central português, essa é a crise mais grave desde que a Guerra Civil espanhola avançou pelo seu território.
Mesmo o governo investindo na recuperação econômica, as projeções para os próximos dois anos são inferiores se comparadas a antes da pandemia. Em 2019, a taxa de desemprego no país chegou nos 6,5%, hoje em dia está a 10,1% e a previsão é de que chegue a 7,6% em 2022.
Já a inflação portuguesa, que está em 0,1%, devido à baixa no consumo e na produção industrial durante o confinamento, promete aumentar gradativamente até 2022, quando deve chegar a 1,1%.
Expectativas
Apesar destes fatores, a Comissão Europeia se mostra otimista com o desempenho de Portugal na retomada das atividades econômicas, especialmente no setor de turismo no verão. A reabertura das fronteiras na União Europeia tende a ser um bom indicativo de recuperação para o país e uma boa dose de esperança para os brasileiros.
Recentemente, Portugal foi primeiro país da Europa a receber o selo Safe Travels no período da pandemia, dado pelo Conselho Mundial de Viagem e Turismo. O Conselho afirma que Portugal é um lugar seguro para se viajar agora e segundo alguns veículos de comunicação, como a própria Forbes. Portugal tem tudo para retomar a economia mais rápido que seus vizinhos europeus. O PIB Português deve ficar por volta de 8%, enquanto a média europeia é 9,3%. O ministro da economia, Pedro Siza Vieira, está prevendo uma recuperação econômica no início de 2021.
Antes de planejar sua mudança, considere todos os fatores e analise bem a situação atual do país para evitar surpresas desnecessárias.
E pra você, ainda vale a pena mudar para Portugal depois do Corona Vírus?