Se mudar para Portugal é um sonho para muitas pessoas. A esperança de mais qualidade de vida em um país com idioma similar ao do Brasil faz com que o país conceda, por dia, pelo menos 80 vistos para brasileiros. Esse número representa mais de 30% dos documentos concedidos a todos os estrangeiros em seis meses.

Depois da flexibilização das restrições no mês de outubro e com cerca de 85% da população vacinada, Portugal precisou recuar por conta do aumento de casos de covid-19 no país.

Para controlar a atual situação, o Governo de Portugal adotou novas medidas preventivas e o país entra em Estado de Calamidade a partir do dia 1 de dezembro de 2021. 

Abaixo estão algumas medidas importantes adotas que você precisa saber durante a sua viagem a Portugal

  • Teste negativo para todos os voos que cheguem a Portugal
  • Apresentação obrigatória do Certificado Digital COVID da UE* ou teste negativo em hotéis, alojamentos locais e eventos com lugares marcados
  • Teste negativo obrigatório para entrar em discotecas, bares, grandes eventos sem lugares marcados e eventos esportivos
  • Uso obrigatório de máscara em todos os espaços fechados

Posso programar uma viagem do Brasil para Portugal agora?

Com o decorrer da pandemia, percebemos o quão imprevisível é o período que estamos vivendo. Que cada medida é tomada de acordo com o andamento da situação.

Neste momento, é possível programar uma viagem para Portugal a turismo a partir do Brasil. Porém, é importante ter a consciência dessa imprevisibilidade.

Faça sempre as suas reservas para voos e rede hoteleira com a possibilidade de cancelamento gratuito e lembre-se de confirmar se o seu seguro viagem dá cobertura para a Covid-19.

Dessa forma, você estará protegido de um imprevisto e poderá planejar sua viagem mais tranquilo e com segurança.

Entrada de brasileiros em Portugal

Para os brasileiros que viajam a partir do Brasil, há regras a serem seguidas e em constante atualização. Elas são revistas conforme a evolução da pandemia.

Quando há alguma mudança, seja o afrouxamento de regras ou o aumento das restrições, elas são sempre publicadas oficialmente pelo governo de Portugal.

Portugal depois da pandemia será o melhor país para viver – segundo Forbes

Segundo uma matéria da Forbes, a região do Algarve, em Portugal, está elencada no primeiro lugar como um dos melhores lugares do mundo para viver quando a pandemia passar. A ideia foi escolher lugares nos quais as pessoas conseguirão se recuperar de todo esse período sombrio com mais resiliência e menos preocupações.

Portugal tem algumas vantagens, como saúde quase gratuita, segurança, tranquilidade e o bom investimento em infraestrutura rodoviária e aeroportuária, facilitando viagens pela Europa e Norte da África.

Portanto, podemos afirmar que viver em Portugal depois da pandemia é escolher um custo de vida mais baixo de modo geral, ou seja, com relação à moradia, alimentação, transporte e consumo geral no comércio, afinal, o custo de vida é cerca de 30% mais baixo do que nos demais países da Europa Ocidental.

Quando será seguro viajar para Portugal?

Quem faz viagens de longa distância pode ser pego de surpresa com restrições e limitações.

Entretanto, companhias aéreas, aeroportos, hotéis, prestadores de serviço, restaurantes e atrações turísticas estão com medidas de higiene atentas para que todos se sintam em segurança. O mesmo vale para o esforço do governo português e da alta adesão da população para a vacinação.

Porém, acompanhe sempre as notícias sobre o país e a União Europeia para perceber como estão sendo feitas as medidas.

Enquanto a pandemia permanecer declarada, há sempre o cenário de imprevisibilidade.

Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!

Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.