Seja para turismo ou para moradia, viajar para Portugal está em alta entre os brasileiros. Apesar das inúmeras vantagens principalmente quanto à qualidade de vida e o baixo custo, a escolha de mudar de país é não é fácil, e escolher a cidade é ainda mais difícil.

É necessário pesquisar muito bem o que você quer e quais são suas prioridades, por exemplo, prefere clima quente ou frio, montanhas ou planícies, metrópole ou interior?

O Cidadania & Visto preparou um artigo falando sobre as 3 regiões de Portugal: norte, centro e sul de Portugal, contando um pouco sobre as melhores cidades e suas características. Nossa dica é: escolha a região que mais te agrade e foque em conhecer as cidades do local, dessa forma você achará uma cidade que atenderá suas necessidades. Confira:

Clima

Portugal é um dos países europeus com clima mais ameno: a temperatura média anual em Portugal continental varia dos 4 °C no interior norte montanhoso até 18 °C no sul, na bacia do Guadiana. Os verões são amenos nas terras altas do norte do país e na região litoral do norte e do centro. O outono e o inverno são tipicamente ventosos, chuvosos e frescos, sendo mais frios nos distritos do norte e central do país, nos quais ocorrem temperaturas negativas durante os meses mais frios. No entanto, nas cidades mais ao sul de Portugal, as temperaturas só muito ocasionalmente descem abaixo do 0 °C, ficando-se pelos 5 °C geralmente.

Norte – Porto, Braga e Guimarães

Porto é uma cidade com uma arquitetura maravilhosa, além de ser muito conhecida por seu vinho. Foi eleita o melhor destino europeu de 2017 pela European Consumers Choice e é a segunda maior cidade de Portugal, com um leque extenso de oportunidades de emprego e faculdades renomadas, como a Universidade do Porto e o Instituto Politécnico do Porto. Apesar de ser um pouco mais agitada, existem alguns lugares mais calmos e bem localizados.

Braga é uma das cidades mais antigas de Portugal. É repleta de monumentos, jardins, igrejas e espaços de lazer. Além disso, a Universidade do Minho (uma das principais universidades do país) é localizada nessa cidade. Existem vagas para profissões mais específicas, como mecânicos, eletricistas, serralheiros e trabalhos na área de restaurantes e limpeza. Nunca esqueça que devemos sempre ter o visto de trabalho para conseguir um emprego de forma legalizada. Possui uma boa qualidade de vida e uma vasta opção de lazer e cultura.

Guimarães é uma cidade linda, com o centro histórico sendo Patrimônio Cultural da Humanidade. Alguns dos cursos da Universidade do Minho estão implantados em Guimarães, como, por exemplo, arquitetura, engenharia e ciências sociais. A cidade é ótima para se viver, pequena e acolhedora, mas infelizmente a cidade não oferece tantas vagas de trabalho como outras cidades, por exemplo, o Porto.

Centro – Viseu, Coimbra e Lisboa

Viseu É uma das maiores cidades do centro de Portugal. Possui uma qualidade de vida incrível, além disso, a Universidade Católica Portuguesa tem um campus em Viseu. A cidade é muito segura e é possível caminhar pelas ruas sem medo. O local oferece boas escolas e excelente qualidade de vida, mas as ofertas de emprego são um pouco escassas.

Coimbra possui a universidade mais antiga e a 3ª melhor de Portugal, a Universidade de Coimbra. Recebe estudantes vindos do mundo inteiro e o campus é enorme, com uma biblioteca com cerca de 60 mil livros. A cidade é repleta de museus, monumentos, jardins e espaços de lazer para curtir com a família. Sobre trabalho, a maioria das vagas são para vender pacotes de internet porta a porta ou para telemarketing, ou ainda trabalhos a meio período.

Lisboa, a capital de Portugal, é considerada por muitos como o melhor lugar para morar em Portugal. Histórica e moderna, com uma vida noturna badalada e pontos turísticos incríveis, a cidade tem tudo que pessoas de todas as idades precisam para viver. Lisboa possui a segunda melhor universidade do país, a Universidade de Lisboa e também a quinta melhor, a Universidade Nova de Lisboa, ambas recebem alunos internacionais. Sobre a vida noturna de Lisboa, com ou sem estudantes, é sempre em alta. Por ser a capital do país é uma das cidades que mais disponibiliza vagas de emprego, possuindo um mercado de trabalho muito amplo.

Sul – Setúbal, Évora e Faro

Setúbal – Apesar de não ser muito popular, Setúbal é uma boa opção de cidade para morar em Portugal. A cidade é rodeada de paisagens e atrações maravilhosas, com parques, reservas naturais e praia. Além disso, está pertinho de Lisboa. O Instituto Politécnico de Setúbal conta com 29 cursos de licenciatura, 23 de mestrado e 10 de pós-graduação, atendendo mais de 5 mil estudantes. De acordo com os sites de emprego, os trabalhos são variados e existem algumas ofertas.

Évora é charmosa e pequena, onde você pode fazer tudo a pé. A Universidade de Évora foi a segunda universidade a ser fundada em Portugal e atualmente conta com cursos de licenciaturas nas áreas de Artes, Ciências e Tecnologia, Ciências Sociais e Enfermagem, além de mestrados, doutorados, e pós-graduações em várias outras áreas. Por ser uma cidade pequena, Évora não tem muita oferta de emprego. Porém, o mercado é bem vago para as poucas vagas existentes.

Faro é uma cidade bonita, com belas praias, perto da Espanha e cheia de estudantes, além de ser a única da região do Algarve com aeroporto, fazendo com que a cidade receba muitos turistas que vão passar férias no Algarve ou na Espanha. A Universidade do Algarve tem de Licenciatura a Doutorado em quase todas as áreas, e aceita estudantes brasileiros. A melhor época para trabalhar em Faro é durante o verão, pois os hotéis ficam com lotação máxima e contratam muitos funcionários extras para suprir a sobrecarga de trabalho. Além de hotéis, trabalhos em cafeterias e restaurantes também são bem fáceis de encontrar.