Sejamos sinceros: motivos para estudar em Portugal não faltam. O país entrega uma experiência única para qualquer estudante que arrisque ter uma vida nas terras lusitanas.
Com uma ótima recepção, comidas, tradição, história, modernidade, cultura, lazer, melhores cursos e universidades reconhecidas no mundo todo, cada vez mais as pessoas se sentem atraídas pela experiência de intercâmbio cultural que essa oportunidade oferece.
Neste artigo, confira os principais motivos para estudar em Portugal o que faz os estudantes escolherem esse país como segundo lar, confira:
1 – Segurança
Segundo o ranking da GPI (Global Peace Índex), Portugal é um dos países mais pacíficos do mundo com baixos índices de criminalidade.
Viver sem o constante medo de sair na rua é libertador. Impossível não se sentir em casa ao andar pelas ruas da cidade, sozinho, a noite. Lá você tem, de fato, a sensação de que pertence àquele lugar.
2 – Entrada via Enem
Sabia que, desde 2014, é possível entrar nas universidades portuguesas através do ENEM? Como resultado, o processo de admissão para brasileiros acaba sendo mais simples e até mesmo fácil.
Algumas que aceitam o ENEM são: Universidade de Algarve, Universidade da Beira Interior, Universidade de Aveiro, Universidade de Lisboa e os Institutos Politécnicos de Leiria, Beja, Barcelos, Coimbra, Guarda e Porto. Vale ressaltar que cada uma segue um procedimento diferente para admissão, variando o mínimo de pontos na redação e também nas provas.
3 – Facilidade de comunicação
Mais um dos motivos para estudar em Portugal é porquê falamos a mesma língua: o português. Apesar de termos algumas diferenças, isso já ajuda muito na hora dos estudos. Portanto, aproveite e enriqueça o seu vocabulário com expressões de Portugal.
Além disso, o país também é familiarizado com o inglês, então aproveite a sua estadia e pratique novas línguas.
4 – Baixo custo de vida
É mais barato viver em Portugal do que em qualquer outro país da Europa Ocidental. Para quem quer estudar fora, mas não conta com um orçamento muito alto, essa acaba se tornando a melhor opção.
Já quando o assunto são as mensalidades universitárias, estudar em Portugal também é muito vantajoso, pois os valores cobrados no país figuram entre os menores do continente. Entre as principais universidades portugueses estão a do Porto, Coimbra, Algarve, Braga e Guimarães e dependendo da sua escolha, é possível viver com um pouco mais de um salário mínimo por mês, mas sem muito luxo.
5 – A comida
A comida portuguesa é uma das famosas do mundo por ser repleta de opções. A maior parte dos pratos contém carne, peixe ou ovos, sendo quentes e pesados. Acima de tudo, os estudantes ficarão fascinados com toda a culinária do local. Vinho do Porto, bacalhau e pastel de Belém são alguns pratos que ganham destaque, inclusive no Brasil.
6 – Educação
Portugal é um país reconhecido no mundo todo por excelência na docência, com mais de 50 faculdades bem conceituadas. Portanto, não se esqueça que cada uma possui características específicas que atendem aos desejos de cada estudante.
Desde a tradicional e centenária Universidade de Coimbra, referência internacional na área do Direito, até a Universidade Católica, reconhecida em 2019 como a melhor universidade portuguesa no mundo, que se destaca principalmente na área da pesquisa e desenvolvimento (I&D). Portanto, existem opções para todos os gostos!
7 – Clima
São poucos os países onde é possível encontrar neve, praias, montanhas, florestas e cidades incríveis que possuem uma mistura perfeita entre o antigo e o moderno. Com isso, você ainda mais motivos para estudar em Portugal.
O país tem um clima mediterrâneo. Portanto, na região sul, perto do Algarve e Alentejo, os anos contam com mais de 300 dias de sol. Já o norte, onde ficam as cidades do Porto e de Braga, por exemplo, o clima é mais frio e chuvoso. Mas fique tranquilo: nenhuma das temperaturas são extremas e, consequentemente, não são preocupantes.
Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!
Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.