Na grande maioria das vezes, quando as pessoas planejam se mudar para Portugal, elas se imaginam vivendo nas regiões metropolitanas. Porém, existem diversas outras opções, inclusive mais baratas espalhadas por todo o país.

O interior de Portugal é repleto de cidades charmosas que esbanjam qualidade de vida. E quando falamos em interior, não quer dizer que fique longe das principais cidades. Afinal, o país é pequeno e se locomover por lá não é nenhum problema.

No artigo de hoje, entenda e se surpreenda com os benefícios de morar no interior do país, desde o custo de vida até as ofertas de emprego 😉

Interior de Portugal – como é?

Portugal é um país rural, repleto de áreas verdes, reservas naturais e pequenas vilas portuguesas nas regiões mais afastadas. O país contém cerca de 10,3 milhões de habitantes e consegue manter um ótimo nível de qualidade e custo de vida.

Um dos pontos mais fortes do interior de Portugal é a segurança, pois as cidades são tranquilas e de fato, seguras. Apesar de não haver muitas opções de lazer, como uma vida noturna movimentada, a infraestrutura das cidades costuma ser ótima, com diversos parques, piscinas públicas, mercados e shoppings. Além disso, os serviços não deixam a desejar. Você encontra tudo o que precisa na cidade, sem precisar ir para municípios vizinhos. Desde hospitais, serviços públicos, escolas e em alguns casos, até mesmo universidades.

O turismo na região tem crescido consideravelmente, sendo uma grande oportunidade para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho em hotéis, bares, restaurantes e cafés.

Portanto, como toda cidade, existem pontos positivos e negativos. É preciso ver se a situação vale a pena e se está adequada a suas necessidades.

Como é o transporte e acesso às cidades grandes?

O acesso às cidades varia muito de um local para o outro. As rodoviárias do país são ótimas, com rodovias que cortam. Portanto, viajar de carro ou ônibus entre as cidades é tranquilo e rápido, já que o país é pequeno apesar de ter um custo elevado por conta do pedágio (conhecido como “portagem” em Portugal).

Outra opção de locomoção é o transporte ferroviário. Afinal, os Comboios de Portugal ligam boa parte do país, com diversas linhas que chegam ao interior de Portugal.

Mas vale ressaltar que algumas cidades têm opções reduzidas ou até mesmo com a frequência do transporte público escassa. Portanto, ter um carro é uma ótima opção se você quer comodidade, mas se for depender dos transportes públicos, será necessário ter mais paciência.

E a Saúde no interior?

O sistema de saúde pública de Portugal é exemplar, funcionando para todos os cidadães. Apesar de os principais hospitais estarem nas grandes cidades do país, existem diversos centros de saúde capacitados para o atendimento básico espalhados pelo interior. Já nas principais cidades do interior, é possível encontrar bons hospitais públicos, como o Hospital Santa Maria Maior, em Barcelos e Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, em Penafiel e Amarante.

Mas não se esqueçam que o sistema não é gratuito. A população paga baixas taxas pelo atendimento.

Segurança no interior de Portugal

Os índices de violência no interior são ainda mais baixos do que nas grandes cidades e alguns vilarejos nem ao menos registram casos de violência. Isso é dos principais motivos que atraem os brasileiros para o país.

Custo de vida no interior – é mais baixo?

No geral, sim, o custo de vida no interior é mais baixo que nas grandes cidades. Por exemplo, o custo de aluguel chega a ser 50% mais baixo em comparação com algumas cidades, porém, em compras de mercado e contas da casa a diferença é pouca e muita vezes, inexistente.

E o emprego no interior de Portugal?

A questão dos empregos no interior é, infelizmente, um dos pontos mais negativos do local. É inegável que a área metropolitana concentra a maior parte de ofertas de emprego no país. Enquanto isso, nas cidades afastadas, as ofertas de emprego são escassas pela falta de indústrias e poucos comércios.

Mas não desanime! Embora seja concorrido, é possível encontrar vagas nos setores da agricultura ou turismo, dependendo do local. Uma dica é pesquisar a área de atuação do local antes de se mudar, pois você já consegue analisar as vagas de emprego que se encaixam, ou não, no seu perfil.

Gostou das nossas dicas? Preparamos diversas matérias para quem deseja morar em Portugal em nosso blog. Confira!

Quer conhecer nossa assessoria? Acesse www.cidadaniaevisto.com.br.