Atualmente existem muitos brasileiros que gostariam de morar em Portugal, considerando que o país oferece ótima educação, qualidade de vida, paisagens maravilhosas e até mesmo mais segurança para andar nas ruas. Para realizar esse sonho, um dos principais passos, caso você não tenha direito da cidadania portuguesa (você pode conferir se tem direito clicando aqui), é a obtenção de um visto.
Vale lembrar que se você estiver indo visitar o país apenas como turista, o cidadão brasileiro não precisa de nenhum visto desde que a viagem não ultrapasse 90 dias.
Cada visto exige uma documentação específica, mas você precisará de alguns documentos essenciais, independente de qual seja o visto, confira:
- Cópia do boleto bancário pago;
- Cópia autenticada do RG;
- Formulário de solicitação de visto preenchido;
- Passaporte válido;
- Cópia do passaporte;
- Comprovante de meios de subsistência;
- Pedido de visto apresentado junto do posto consular e devidamente assinado pelo requerente;
- Comprovante de seguro viagem ou PB4;
- Requerimento para consulta do registro criminal português;
- Atestado de antecedentes criminais do Brasil emitido no site da Polícia Federal nos últimos 30 dias com apostila de Haia;
- 2 fotografias 3×4 com boas condições de identificação;
- Cópia de título de transporte de regresso.
Além desta documentação, será necessário apresentar uma documentação específica de acordo com o visto que pretende obter, por exemplo:
Visto de estudante
- Carta de aprovação da instituição de ensino;
- Declaração assinada pelo aluno com informação relativa à instituição de ensino, curso e duração do mesmo em território português;
- Comprovante de alojamento, podendo ser em residência universitária, imóvel alugado, carta-convite feita por algum cidadão de Portugal ou até mesmo reserva em hotel por um período mínimo de uma semana.
Visto D3 – para profissionais enquadrados como altamente qualificadas
- Comprovante de aprovação do candidato num centro de investigação devidamente reconhecido pelo Estado Português, como bolsa de investigação científica, contrato de trabalho ou de prestação de serviços.
- Comprovante de aprovação do candidato enquanto docente num estabelecimento de ensino superior, como contrato de trabalho ou de prestação de serviços.
- Comprovante de aprovação do candidato para atividades altamente qualificadas, como contrato de trabalho ou de prestação de serviços.
Caso a solicitação de visto seja feito por pessoas menores de 18 anos, ela deve vir acompanhada de uma autorização para viagem de menor desacompanhado, assinada pelos pais, com assinatura reconhecida em cartório. Caso a pessoa seja casada, é necessário enviar uma cópia simples da certidão de casamento e, se tiver filhos, também deve enviar cópias simples das certidões de nascimento.
Nos casos citados acima, você só poderá acessar o Formulário de Pedido de Visto e Requerimento integralmente preenchido após reunir todos os documentos.
Agora você já sabe quais os principais documentos para solicitar um visto português, mas não se esqueça que ainda há outras etapas a serem cumpridas 😉